É uma atividade diária, bem interessante, por ser simples, não ocupar tanto tempo da aula.
Realizo diariamente visando a interação de meus educandos com as notícias que circulam pelo mundo.
O objetivo é o contato com as informações, gosto pela leitura e a socialização entre todos.
Bastante simples, basta combinar com os educandos a atividade.
Para isso converse com eles aguçando-os sobre a importância de estarem sempre informados, entre outros fatores, como: a rapidez que a comunicação acontece, devido aos avanços da tecnologia. E a importância de conhecermos as informações trazidas por estes meios.
Assim, basta, conforme chamada, ou outra maneira que o professor preferir, a seleção de notícias a serem contadas diarimente por um integrante da sala, responsável em selecioná-la como um dos deveres de casa. E assim, no início, ou final da aula, a notícia/ reportagem é apresentada a sala, com possíveis discussões, quando o assunto requer.
Os educandos gostam de fazer e cobram por este momento.
Uma dica é o professor selecionar temas que julgar relevantes, assim somando aos temas discutidos em sala.
Outra dica é orientá-los na escolha das informações, evitando as páginas policiais, principalmente, com educandos que não dispõem de outros meios, além dos televisivos, que destacam violência e assuntos envoltos a ela.
No início, é um pouco mais trabalhoso, devido à seleção das notícias, em orientá-los sobre a postura nas apresentações, em estratégias para policiarem as marcas informais da linguagem, (aí, daí...), na motivação de que todos são capazes, refiro-me, principlamente, aos mais tímidos, mas com ações que todo professor sabe fazer para conquistar a sua turminha, tudo dá certo no final, torna-se rotina, prazeroso e repleto de conhecimento. sendo bastante gratificante, ser cobrada para que este momento aconteça diariamente.
Relato e criação: Professora Marisa