quinta-feira, 7 de março de 2013

Dinamene, o último amor de Camões


Dinamenes de Camões
Na senda das lendas amorosas, sempre que queiramos, entra uma boa dose de imaginação na narrativa.
Camões dizia que o amor é fogo que arde sem se ver…
O que vou agora desenvolver é mais – talvez não que lenda.
A vida amorosa, de estudante boémio, aventureira e de soldado, levaram o nosso Épico ao Norte de África, Goa, Mar Vermelho, Golfo Pérsico, Malabar, China, Costa do Cambodja, Moçambique… Uma vida como nos diz o Poeta, “Pelo Mundo em pedaços repartida”.
Nos fins de 1557, vamos encontrar Luís de Camões em Macau, desempenhando o cargo de Provedor de Defuntos e Ausentes. Esta presença em tão longínquas paragens deve-se a uma intrigante alternativa: a prisão ou serviço cívico no Oriente, como sentenciou D. João III.
Irregularidades no desempenho das suas funções como Provedor, foi a causa de mais uma condenação por D. Francisco Barreto, então governador da Índia.
Em Goa, nas festas comemorativas da nomeação de D. Francisco Barreto, Camões publicou umas redondilhas que não agradaram nada ao governador. Da indignação ao desterro – mais uma vez -, para Camões, foi apenas “um passo”.
Camões passou então a “viver” em Patane, numa gruta onde, segundo se crê, escreveu grande parte dos seus poemas épicos. Porém nem nesse abrigo “pré-histórico” o deixaram em sossego. Mais uma vez teria de embarcar.
Desta feita na Nau da Prata – assim se chamava o barco -, comandada por Francisco Martins, que fazia carreira anual entre o Japão e a China, levando Prata e outras mercearias e trazendo o que o País do Sol Nascente podia exportar.
Nesta ocasião, o barco fazia a viagem de China para Goa.
Chegado à nau o capitão disse a Camões que tinha ordens para o levar preso e a ferros.
- A ferros? Que crime cometi assim tão grave?
- Não sei senhor. Apenas cumpro ordens… No entanto, enquanto estiveres a bordo ireis sem ferros. Sereis um prisioneiro, mas em liberdade a bordo do meu barco.
Ao caminhar para as suas improvisadas instalações, o comandante reparou que Luís Vaz levava um rolo de papel. Quis saber que rolo era aquele que Camões segurava com tanto zelo.
Com a simplicidade que o caracterizava respondeu:
- É toda a minha fortuna!
- Então é uma herança?
- Quem sabe! Talvez seja a herança que doarei a todos os portugueses!
O capitão ficou tão surpreso como admirado.
-Não entendo o que dizeis…
- Por vezes nem eu entendo! Mas vou satisfazer-vos a curiosidade: este rolo tem versos.
- Versos?
- Sim versos nos quais coloquei toda a minha alma de português. São estes versos os meus melhores companheiros. São eles que me dão alento neste estado de desgraça, em que me sinto cativo. Versos que compus na minha gruta que muito amei, durante o tempo em que fui perseguido, marginalizado e tratado com desprezo; versos em que hei-de constituir em livro.
Depois de uma ligeira olhadela ao manuscrito, Francisco Martins, perguntou:
- E o que é isto? O título do livro?
- Sim “Os Lusíadas” que conta a história do meu povo e a epopeia marítima dos Lusitanos.
Em tom um pouco irónico, o capitão disse a Camões que “guardasse bem os seus versos, não fossem perder-se”.
Entretanto, a nau, pouco depois, levantava ferro e fazia-se ao largo.
De súbito uma voz suave, meiga e feminina, murmurou ao seu lado:
- Senhor, estais assim tão triste por embarcar?
Camões voltou-se e deparou com uma figurinha frágil de mulher que o olhava com um misto de ternura e humildade.
- Quem sois? Perguntou Camões.
- Senhor que vos importa quem eu sou se jamais reparaste em mim quando vivias na gruta em Patane?
- Mas isso é impossível! Sois jovem, bela…
- Eu sou uma jovem cativa e vós um fidalgo português. Andavas sempre bem acompanhado de mulheres. Agora, porém, estas só, triste, cansado!
- Como o sabeis?
- Sei tudo quanto vos diz respeito!
- Como vos chamais?
- Tin-Nam-Men.
Tin-Nam-Men, em chinés, significa Porta das Terras do Sul – A Porta do Paraíso.
- Ides seguir viagem?
- Para vos servir, senhor… se assim o permitires.
Conta a lenda que naquele momento nasceu um romance de amor, um amor que só os poetas sabem sentir. E, desde então, foram companheiros inseparáveis.
- Vou chamar-te Dinamene e hei-de fazer versos em teu louvor. Que tristeza a minha em te conhecer tão tarde e em tais circunstâncias!
Só agora? Pois conheceis-me desde Patane. Outras mulheres fizeram com que nunca reparásseis em mim.
- Outras mulheres?... Quantas passaram pela minha vida!
- E a nenhuma amaste de coração?
- Sim, amei uma que jamais esquecerei!
Aqui o poeta, com toda a certeza, se referia a Catarina de Ataíde, objecto da sua desgraça – Catarina que o anagrama lhe deu o nome de Natércia dos sonetos de Camões.
- Porém, sem ti, Dinamene, esta viagem seria um inferno!
- Pois não vos deixarei, a não ser que a morte me leve.
- Cala-te! Não fales em morte!
- Perdão, senhor, é que…
- É o que?
- É que tive um sonho em que vos via lutando com as ondas mas segurando os vossos versos.
- Que mais sonhaste?
- Que vos salváveis… Eu porém achava sepultura no seio líquido do mar.
A “profecia” cumpriu-se! Não tardou a levantar-se uma tempestade e a nau começou a meter água.
- O barco está perdido! – dizia o capitão. A terra está à vista. Salve-se quem puder!
- Meu senhor… Adeus até ao paraíso!
- Não me digas adeus! Havemos de chegar a terra!
Camões venceu o mar. Nadou com um braço, no outro, segurava bem erguido os seus famosos versos.
O barco e a meiga Dinamene nunca mais foram vistos… E em frente, à foz do rio Mekong, lá ficou a bela chinesinha!
Camões cumpriu a sua promessa. Dedicou a Dinamene o mais belo soneto que até hoje li!
“Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo, desta vida, descontente
Repousa lá no Céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste.
…Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te
Quão cedo de meus olhos te levou”.

Fonte de Pesquisa/Disponível em:
www.ccdr.pt › Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário