sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Conscientizando o praticante de atos violentos na escola a não mais praticá-los.
Proposta de Conscientização
Realizar uma pesquisa sobre o tema:
“Violência, eu não devo praticar, pois não sou melhor e nem pior do que o outro, todos somos iguais e temos os mesmos direitos como cidadão na sociedade em que vivemos”.
Objetivos: A pesquisa proposta tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre as diversas formas de violência que acontecem na escola e procurar meios para evitá-las, uma vez que foi praticante da mesma, gerando agressões físicas ou verbais a outrem. A violência na escola traduz-se numa grande diversidade de comportamentos antissociais, seja uma forma de opressão ou de exclusão social, agressões, vandalismo, provocações ao próximo que podem ser desencadeados por elementos da comunidade escolar.
Nesta perspectiva, é de extrema importância que os alunos desenvolvam atividades que os conscientizem de tal comportamento.
• Iniciar definindo o que vem a ser violência e quais são os tipos de violência.
• Enfatizar que ela pode ser física ou verbal, verbalizando exemplificações que levam à prática da violência, como ofender a mãe do colega, usos de palavrões, entre outros.
• Citar os exemplos de violência frequentes em geral, podendo abordar outros contextos da sociedade, em que ela se faz presente.
• Considerar que deve se ter cuidado com as brincadeiras, pois muitos atos violentos advêm das tais “brincadeirinhas” que começam bem e terminam mal. E quando se percebe o pior já aconteceu e não há como inverter a situação gerada.
• Definir o que vem a ser escola e seus espaços e quais são as atitudes esperadas pelos envolvidos no âmbito escolar, enfocando como deve ser as atitudes do aluno neste contexto para que, realmente, o papel da escola “educar e conduzir o aprendizado” possa ser respeitado.
• Mostrar e elencar as situações que levam a violência a acontecer dentro da escola. Fazendo uma lista das situações e assim possa permitir que outros educandos visualizem e reflitam antes de virem a colocá-las em prática.
• Elencar através de uma lista atitudes de bom gosto e educação, que evitarão desentendimentos que venham a se transformar em agressões.
• Definir o que é respeito.
• Elencar uma lista de situações, boas maneiras e comportamentos que representam atos de respeito.
• Comentar que vivemos em sociedade e que para qualquer espaço público existem regras que devem ser respeitadas para que todos os cidadãos possam ter o direito de ir e vir, como consta nas leis dos direitos humanos, sem sofrer banalizações, desrespeitos, discriminações, bullying entre outros atos que gerem ofensas ou agressões físicas, verbais, ou psicológicas.
• Aproveitar para garantir que a escola é um dos espaços da sociedade composto por regras que devem ser respeitadas para garantir o direito e igualdade de todos.
• Deixar claro que a escola, por excelência é o local dedicado à educação, à socialização da criança e do adolescente, e que não se deve transformar-se em cenário de agressão, autoritarismo e desrespeito mútuo. São lições que jamais poderiam ser praticadas neste espaço.
Orientações:
Realizar a pesquisa e organizá-la para ser apresentada aos demais educandos, atentando para que o tema seja garantido e possivelmente praticado pelos demais alunos do âmbito escolar. Afinal, “ violência, eu não devo praticar, pois não sou melhor e nem pior do que o outro, todos somos iguais e temos os mesmos direitos como cidadão na sociedade em que vivemos”.
Na apresentação a ser exposta através de palestra, você poderá utilizar instrumentos variados, como: vídeos, slides, Power Point, músicas, entre outros recursos que julgar necessário.
Por: Marisa Aparecida de Souza Oliveira
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