Autora: Marisa Aparecida de Souza Oliveira
1º ano do Ensino Médio – Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Expectativas de aprendizagem
- Ler, interpretar e produzir textos orais e escritos de diversos gêneros, tais como: biografia, cantiga popular, carta pessoal, carta formal, contos populares em prosa e em versos, comédia teatral, cordel, diário de bordo, e-mail, poema (epopéia, soneto), relato histórico, sermão, trova entre outros.
- Identificar as possibilidades de sentido evidenciadas nas construções linguísticas, percebendo-as como constituintes de textualidade e, portanto, da leitura.
- Reconhecer e empregar adequadamente, em um texto, os elementos coesivos de referência por substituição e reiteração, compreendendo as relações de sentido entre eles.
- Reconhecer os tipos discursivos (narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo) predominantes em cada gênero textual, analisando as características de cada um deles.
- Diferenciar texto literário de não-literário, comparando-os, analisando e refletindo acerca das possibilidades de sentido.
- Reconhecer, distinguir e utilizar as linguagens denotativa e conotativa para analisar e justificar a adequação vocabular, de acordo com as intenções do texto.
- Produzir textos orais e escritos utilizando as estruturas linguísticas aprendidas, fazendo escolhas e adequações ao gênero proposto.
- Interpretar e compreender os recursos expressivos da linguagem verbal, para identificar e distinguir sua aplicabilidade em diferentes gêneros textuais e, além disso, estabelecer relações com os contextos de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e da propagação de ideias e escolhas, suporte/ portador, tecnologias disponíveis, etc).
- Pesquisar em diferentes fontes informações sobre obras, autores ou temas, comparando e analisando os dados obtidos.
Objetivos
Diagnosticar o aprendizado do gênero crônica, bem como a possibilidade de produção textual, de acordo com as características e contexto textual e linguístico.
Estimular o gosto pela leitura;
Desenvolver a competência leitora;
Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
Estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Revelar o diálogo entre literatura e tradição cultural;
Perceber as particularidades do gênero Crônica.
Estimular o gosto pela leitura;
Desenvolver a competência leitora;
Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
Estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Revelar o diálogo entre literatura e tradição cultural;
Perceber as particularidades do gênero Crônica.
Afinal, “A crônica é o gênero mais confessional do mundo, pois o cronista tira os seus temas do próprio cotidiano e fala de tudo, de política a sentimentos pessoais, aberta ou disfarçadamente, deixando ao leitor o prazer do desvendar. Talvez por isso seja um texto dos mais agradáveis de ler e uma forma extremamente eficaz de seduzir o aluno para a leitura”.
Desenvolvimento
Atividade 1 - Para diagnóstico dos conhecimentos prévios, realizar dinâmicas, que abordem as características de um texto literário e não literário, a fim de que os educandos possam diferenciá-los. Oferecer alguns textos, entre eles as crônicas e suas diferenciações.
Os alunos deverão separá-los, classificando e atribuindo a eles as características.
Discutir os resultados, enfocando a classificação do gênero crônica e realizando uma lista de textos literários e não literários.
Atividade 2 - Perguntar se já ouviram falar dos cronistas Luís Fernando Veríssimo, Ivan Ângelo. Conhecem algumas obras que eles publicaram? E sobre Crônica, já ouviram falar?
Apresentar à turma os escritores, bem como o gênero crônica. Solicitar novas pesquisas.
Apresentar à turma os escritores, bem como o gênero crônica. Solicitar novas pesquisas.
Atividade 3 - Discutir as características do gênero e seus subgêneros. Realizar mais leituras de crônicas trazidas pelos alunos.
Apresentar à classe uma lista com as características da crônica.
Comentar as ações e intencionalidade do cronista.
Propor a leitura de alguns trechos de crônicas extraídas de jornais e revistas, mostrar que os cronistas transformam o cotidiano em literatura.
Atividade 4 - Aproveitar para destacar alguns recursos expressivos e estilísticos utilizados nos textos, revisando as figuras de linguagem.
Atividade 5 - Reforçar com eles a crônica, lendo mais textos do gênero. Levar os educandos ao LIE, para que pesquisem a origem da crônica, os tipos de crônica, autores do gênero... Mostrar que os cronistas transformam o cotidiano em literatura.
Atividade 6 - Em sala, selecionar três crônicas, entre elas a poética, para que os alunos discutam as impressões que tiveram com a leitura dos textos. Colocar um quadro na lousa para que preencham com a intenção de que comparem as crônicas e percebam as diferenças entre elas.
Aplicar atividades focando o gênero, contexto de produção e aspectos linguísticos como: linguagem plurissignificativa, figuras de linguagem, porém antes ler algumas informações adicionais sobre o gênero e suas subdivisões, trazidas pelos educandos e relevantes ao aprendizado.
Pedir que os alunos sistematizem o que aprenderam até o momento.
Depois disso, realizar uma leitura coletiva do texto Lya Luft: Brasileiros não gostam de ler ressaltando algumas características citadas anteriormente. Completar mostrando que a crônica nem sempre apresenta uma narrativa. Mas também pode comentar, analisar, descrever, sugerir, exemplificar, de maneira leve e curta, o cotidiano. Certificar a percepção da intencionalidade da autora com o texto , propondo inferências.
Ir destacando, durante as leituras e apresentações, a importância da coesão no desenvolvimento deste tipo de narrativa breve.
Atividade 7 - Para a aula seguinte, solicitar a produção individual de uma crônica com tema livre, usando os textos pesquisados como referência.
Atividade 8 - Atribuir um roteiro de avaliação da crônica a ser seguido, composto por orientações a serem observadas, quanto ao contexto de produção do gênero e aos aspectos linguísticos, e assim, o educando partirá para a retextualização da produção realizada. E após, esta revisão, a mesma será entregue como instrumento de avaliação do processo ensino-aprendizagem efetuado.
Sugestão: Produzir com os educandos o roteiro, assim, tal elaboração, servirá como retomada das características do gênero, também será relevante a retomada dos conectivos de ligação: conjunções, caso perceba-se que há deficiência de aprendizado.
Atividade 9 - Permitir que os alunos apresentem a turma sua crônica. Explicando por que escolheu aquele assunto. Dar um tempo para a exposição de opiniões e um breve debate sobre a tese do autor.
Atividade 10 - Criação de um blog para publicação dos textos produzidos pela turma, tendo como marco as crônicas produzidas e enriquecê-lo com demais textos com gêneros diferenciados estudados durante o ano. Para criação, estudar os elementos de um blog, o contexto de produção, suporte, linguagem, estruturação. Para isso, focar os gêneros da Internet, pesquisar sobre eles, visitar alguns blogs, falar da importância de determinados cuidados a serem tomados, etc. Por fim criar o blog da turma.
Atividade 11 - Produto Final - Confecção de um livro de Crônicas, que reúna as produções de todos os educandos da turma. Para isso, os educandos, após retextualização do texto, deverão digitá-los. E organizados em grupos, atentarão a estrutura, os elementos que compõem um livro, a apresentação, capa, votação do título, elaboração e revisão gramatical.
Sugestões: Realizar um momento para autógrafos e dedicatórias.
Bibliografias
· CÂNDIDO, Antônio. Na sala de aula: caderno de análise literária. Editora Ática, 1993, p. 33.
· LUFT , Lya. Brasileiro não gosta de ler?Edição 2125 – Revista Veja
· NOVA ESCOLA. Planos de aula de Língua Portuguesa – Ensino Fundamental II. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula. acesso em 02 fev.2009.
· SESI –SP. Formaprofs.
· SESI – SP. Referenciais Curriculares da rede SESI – São Paulo: SESI, 2003 CD – ROM.
· Revista Veja.abril.com.br/idade/saladeaula/guia/guia.html
Anexos
Visitem o blog da turma e veja as produções realizadas até o momento.
Endereço: www.pequenosfatosgrandesatos012.blog.com
Produto final: Livro de crônicas: Pequenos fatos, grandes atos.
Projeto do livro - esboço
Edição:
Aline Aparecida Mariano Gonçalves
Assistência Editorial:
Mariana Cintra
Revisão e Coordenação editorial:
Professora: Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Capa:
Aline Aparecida Mariano Gonçalves
Dedicatória
Dedicamos este livro, primeiramente a Deus por ter nos dado a vida, a nossos familiares que nos acompanham a cada dia, a Professora Marisa Aparecida de Souza Oliveira pelo incentivo, confiança e acreditar que somos capazes, a Diretora Walquiria Helena Daolio Negretti e Coordenadora Pedagógica: Cleide Zenaide de Araujo, pelo apoio e companheirismo, aos nossos professores do Ensino Fundamental, que nos acompanharam por vários anos construindo o alicerce do saber e aos nossos professores atuais, que nos preparam para vencer mais uma etapa de nosso aprendizado.
A todos o nosso muito obrigado.
Este livro foi elaborado pelos alunos do Primeiro ano do Ensino Médio, da escola ------------, sob orientação da professora de Língua Portuguesa e Literatura, Marisa Aparecida de Souza Oliveira, no ano de 2011.
Tendo como objetivo a sistematização do gênero, somada a novos desafios de leitura e escrita. E dado o exposto, neste caso, o de vivenciar a experiência de um cronista, retratando o cotidiano diante de novos olhares. E assim, atender as expectativas de aprendizagem traçadas pela professora, permitindo que as habilidades de escrita, sejam cada vez mais intensificadas.
Foi um aprendizado muito bom, uma grande experiência para todos.
O prazer da leitura e escrita floriu e acaba de dar frutos, que serão saboreados por vocês, leitores.
Os autores
ÍNDICE
CINISMO DO BEM _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ 07
DISCUSSÕES NO TRÂNSITO_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _10
NECESSIDADE DE GRITAR _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 14
SUPOSTOS MÚSICOS_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 19
COMO EU VOU FAZER? _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 22
SUA PASSAGEM PELA MINHA VIDA._ _ _ _ _ _ _ _ _ 27
A CAIXA_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 29
NEM TUDO É PARA TODOS_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 31
VELHOS TEMPOS_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ 33
FALANDO ERRADO COM OS BRASILEIROS_ _ __ 35
APENAS PÁGINAS E LÁGRIMAS_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 37
TORCIDA PELO FUTEBOL_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 40
UM AMOR DE VERDADE_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _42
AS DIVERSIDADES MUSICAIS_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _44
O TEATRO _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ 46
AMIZADE _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ __ _ _ _ _ 48
Nenhum comentário:
Postar um comentário