Projeto “Pão na sala de aula”
Justificativa
Com o intuito de realizar atividades práticas, capazes de contribuir com uma aprendizagem eficaz de expectativas de aprendizagem e objetivos a serem alcançados, e que possam servir de base para um aprendizado futuro, que relacione diversos assuntos, utilizando-se de informações necessárias ao dia-a-dia, elaborei este projeto.
Objetivos
- Conhecer, analisar, ampliar o vocabulário, para melhor conhecimento de textos instrucionais, como: bulas, manuais de instruções e receitas.
- Estudar os verbos no modo imperativos e elaborar textos com os mesmos.
- Produzir textos relacionados ao gênero abordado.
- Trabalhar o espírito de cooperação, união e socialização.
Expectativa de aprendizagem da Língua Portuguesa
- Identificar e distinguir, a partir da leitura, os elementos que organizam e estruturam diferentes gêneros de texto o narrativo- descritivo (episódios e modos de relacioná-los, e organizá-los; personagens e modos de apresentá-las, caracterização de personagens e ambientes, aspectos temporais e espaciais; ponto de vista do narrados; discurso direto); o instrucional, o didático; resumo (linguagem denotativa, tempo verbal, citação, coerência, etc); o anúncio; a propaganda; a manchete e o título; a notícia (episódios e modos de relatá-los; participantes do evento, interlocutor, caracterização do espaço e dos envolvidos, factualidade, veracidade, ponto de vista do jornalista); a entrevista (objetivos da entrevista, formulação, elaboração das perguntas/ respostas, ponto de vista do entrevistador / entrevistado etc); o classificado (função e recursos lingüísticos e gráficos); o poema (tema, estrofe, verso e rimas); o expositivo., o convite.
Estratégias
- Verificação dos conhecimentos prévios sobre os conteúdos abordados.
- Pesquisa sobre textos instrucionais e seus tipos.
- Análise desse gênero de texto.
- Estudo dos verbos no modo imperativo
- Produção de textos que abordem o gênero estudado.
- Elaboração de convites.
- Realização de receitas de pães na cozinha da escola.
- Digitação das receitas elaboradas.
Recursos financeiros
- Utilização do forno da cozinha do Centro.
- Compra de fermento biológico e ou de algum ingrediente que possa faltar.
- Papéis diversos para elaboração das receitas.
Público Alvo
Educandos da 5ª série A e B do Ensino Fundamental.
Disciplinas
Língua Portuguesa
Informática Educacional
E outras que queiram participar.
Elaboração do Projeto
Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Professores envolvidos
Bruna Tardini
Marisa Ap. de Souza Oliveira
Avaliação
De acordo com o interesse participação, compromisso e desempenho de cada educando, quanto ao reconhecimento do gênero, função dos verbos imperativos e conjugação.
l
Nenhum comentário:
Postar um comentário