sábado, 10 de março de 2012

Projeto “Pão na sala de aula”

Projeto “Pão na sala de aula”




Justificativa


 Com o intuito de realizar atividades  práticas,  capazes de  contribuir com uma aprendizagem eficaz de expectativas de aprendizagem e objetivos a serem alcançados,  e que  possam servir de base para um   aprendizado futuro, que relacione  diversos assuntos, utilizando-se de informações necessárias ao dia-a-dia, elaborei este projeto.

Objetivos

-         Conhecer, analisar, ampliar o vocabulário, para melhor conhecimento de textos instrucionais, como: bulas, manuais de instruções e receitas.
-         Estudar os verbos no modo imperativos e elaborar textos com os mesmos.
-         Produzir textos relacionados ao gênero abordado.
-         Trabalhar o espírito de cooperação, união e socialização.

 Expectativa de aprendizagem da Língua Portuguesa

-         Identificar e distinguir, a partir da leitura, os elementos que organizam e estruturam diferentes gêneros de texto o narrativo- descritivo (episódios e modos de relacioná-los, e organizá-los; personagens e modos de apresentá-las, caracterização de personagens e ambientes, aspectos temporais e espaciais; ponto de vista do narrados; discurso direto); o instrucional, o didático; resumo (linguagem denotativa, tempo verbal, citação, coerência, etc); o anúncio; a propaganda; a manchete e o título; a notícia (episódios e modos de relatá-los; participantes do evento, interlocutor, caracterização do espaço e dos envolvidos, factualidade, veracidade, ponto de vista do jornalista); a entrevista (objetivos da entrevista, formulação, elaboração das perguntas/ respostas, ponto de vista do entrevistador / entrevistado etc); o classificado (função e recursos lingüísticos e gráficos); o poema (tema, estrofe, verso e rimas); o expositivo., o convite.


Estratégias


-         Verificação dos conhecimentos prévios sobre os conteúdos abordados.
-         Pesquisa sobre textos instrucionais e seus tipos.
-         Análise desse gênero de texto.
-         Estudo dos verbos no modo imperativo
-         Produção de textos que abordem o gênero estudado.
-         Elaboração de convites.
-         Realização de receitas de pães  na cozinha da escola.
-         Digitação das receitas elaboradas.



Recursos financeiros



-         Utilização do forno da cozinha do Centro.
-         Compra de fermento biológico e ou  de algum ingrediente que possa faltar.
-         Papéis diversos para elaboração das receitas.

Público Alvo


Educandos da 5ª série A e B do Ensino Fundamental.

Disciplinas

Língua Portuguesa
Informática Educacional
E outras que queiram participar.

Elaboração do Projeto


 Marisa Aparecida de Souza Oliveira

Professores envolvidos


Bruna Tardini

Marisa Ap. de  Souza Oliveira

Avaliação

   De  acordo com o interesse participação, compromisso  e desempenho de cada educando, quanto ao reconhecimento do gênero, função dos verbos imperativos e conjugação.





 





















l


Nenhum comentário:

Postar um comentário