segunda-feira, 12 de março de 2012

TEATRO: “CHAVES CONTRA AS DROGAS”
Autoria: Marisa Aparecida de Souza Oliveira

PERSONAGENS:


Jaiminho                                                                   
  Dona neves
Madruga
Dona Florinda                                                                          Chiquinha
Chaves
Paty    
Kiko
Seu Barriga      
Prof. Girafales                                                                      Nhonho
Bruxa do 71                                                                     Popis                                                                           Tia da Paty
Apresentadora                                                                 Chapolin colorado
Policiais                                 Traficantes
Usuário   
                Godines
                                                         



Na escola: (Alunos fazendo bagunça.)
Prof. Girafales: - Crianças silêncio! (bate a régua)
Chaves: - É um linguição.
Kiko: - Ah, sumiu minha borrachinha!
Popis: - Conta tudo para a sua mãe, Kiko.
Prof. Girafales: - Tá,ta,ta! Eu já pedi silêncio! Hoje vamos abordar um assunto muito sério. Vamos deixar a aritmética de lado e as aulas de Língua Portuguesa.
Kiko: -Joga tudo no lixo, papis, quero dizer, Prof. Girafales.
Prof. Girafales: (cara de bravo)(...se aproxima)
Kiko: - No latão, na casa do seu Madruga, na rua, na privada... Não deu!
Paty: - Amiguinhos! Deixa o professorzinho querido falar.
Chaves: (alegre, entusiasmado):  - Isso! Isso! Isso!
Prof. Girafales:  - Bem crianças! Vamos falar sobre drogas!
Godines: - Oba, é de comer?
Chaves:  - Deixa de ser tonto. É claro que não é de comer. Se é droga, dever ser aqueles brinquedos velhos que o kiko tem.
 Popis: -  Conta tudo para a sua mãe, Kiko!
Kiko:  - Os meus não, deve ser o que tem na pança do Nhonho.
Nhonho: -  Olha ele, olha ele.
Godines: (assobia)
Prof. Girafales:  - Droga de menino palhaço. Já disse que não quero assobios dentro da sala de aula.
Chiquinha: -  Bem, vocês não entenderam ainda que o Godines é a droga que o professor se referiu.
Godines :(bate na Chiquinha)
Chiquinha: (choradeira) - Eu vou contar tudo para o meu papaizinho!
Kiko: - Cale-se, cale-se! Vocês me deixam louco.
 Todos:- Ninguém tem paciência comigo.
Chaves: - Droga é o que se vende na esquina.
 Prof. Girafales: - Silêncio, silêncio! Bem como eu dizia drogas é um mal que ameaça a sociedade.
Paty:  - Não entendi, prof. É algum bichinho, daqueles que picam?
 Girafales: - tá, ta, ta! Nhonho, o que são drogas?
Chaves: - É tudo o que ele comeu e encheu a pança.
Nhonho: - Olha ele, olha ele! Drogas são substancias que afetam o sistema nervoso central, causa dependência. É vendida na forma de comprimidos, cigarros, farinha, injetáveis. Posso citar, três delas: cocaína, crack , maconha e a bebida.
Chaves: - Ai que burro, dá zero para ele!
 Prof. Girafales: - Zero como? Ele acertou! Muito bem Nhonho! Bom, já estamos no final da aula e vocês devem pesquisar com os seus familiares o assunto. E tomem cuidado no caminho de casa para não aceitarem nada de estranhos.

NO CAMINHO...
Traficantes: - Ei garotos malucos, beleza? Venham até aqui que vou lhes dar umas balinhas em pó.
Chaves: - Olha, Kiko! Umas balinhas. Eu adoro balas.
Kiko: (risada) - Eu não vou querer porque tenho balas muito mais gostosas e não vou te dar.
Traficantes: - Mas essas são muito mais gostosas. Fazem você delirar.
Chaves: - kiko, o que é delirar?
Kiko: - Não sei! Vamos ver. Devem ser balas que fazem virar.
(os dois pegam)
Traficantes 1:  - Fizemos mais uma vítima parceira
Traficantes 2:  É acertamos na mosca. Logo esses dois bobocas, vãos nos trazer muito dinheiro (ah,ah,ah)
NA VILA...
(Os dois chegam e passam mal)
Sr. Madruga: - O que foi? Por que estão assim! O que aconteceu com os seus olhos, Kiko?
Kiko: - Não é da sua conta.
Sr. Madruga: - Ei, o que é que há, o que é que tem? Me dá isso aqui!
D. Florinda:  - Ah, tesouro, você já chegou. Que bom!
(olha o Kiko)
D. Florinda: - Nossa tesouro, o que houve com você?
Kiko:  - Mamãe, ele pegou minhas balinhas.
D. Florinda: - Ah, roubando balas de criancinhas! (bate no seu Madruga)
D. Florinda: - E da próxima vez! Vai roubar balinhas da sua avó!
 Sr. Madruga: (pula sobre o chapéu com raiva)
 Chaves: - Sr. Madruga a sua avó tem balinhas. Elas não grudam na dentadura.
Sr. Madruga: (bate no Chaves) e sai.
Chaves: chora e entra no barril.

NISSO CHEGA A PATY...
Paty: (bate no barril e chama.)  - Chavinho, oi tudo bem com você? (beija Chaves)
Chaves:- Sai do barril e paralisa
Sr. Madruga: (volta comendo a bala e fica doidão, dança, e treme...
Tia da paty: - Oi Sr. Madruga? Está bêbado?
Madruga: (olha apaixonado, quer beijá-la... desmaia)
 Tia: - Venha Paty! Me ajude! (as duas abanam seu Madruga)
Seu Barriga: - Bom dia, senhoras.
Duas: Bom dia, Sr. Barriga.
Barriga: - O que ele tem?
 Tia: - Não sabemos! Ficou assim.
 Barriga: - Deve estar fingindo para não pagar o aluguel.
(aparece a Clotildes, bruxa do 71)
 Bruxa:  - Veio Sr. Barriga receber o aluguel.
Barriga:  - Olá, D. Clotildes!
Bruxa: - Olá, Sr. Barriga!
Chiquinha: (aparece e vê o pai e o Chaves paralisado)
(E chora)
- Meu papaizinho, meu papaizinho, ah Chavinho.
(Paty e a tia saem)
- O que essas feiosas fizeram com vocês! (buá, buá, buá)
Sr. Barriga: (volta, carrega Madruga, antes joga água no Chaves que vai para o barril)
Depois ...
- Chiquinha, seu pai já está melhor.
Chiquinha: - Ah, meu papaizinho está enfeitiçado. A Bruxa fez um feitiço para o meu papaizinho. (chora, chora.)
D. Florinda: - O que está acontecendo por aqui? Que gritaria é essa?
Chega o professor Girafales   e acha o saquinho de drogas, (balinhas) no chão.
- O que é isso aqui?
(aparece a D. Florinda)
Prof. Girafales: - D. Florinda!
 Florinda: - Prof. Girafales! Que milagre o senhor por aqui?
 Prof. Girafales: - Vim lhe trazer esse humilde presentinho.
Florinda: (pega a droga,sem graça) – Não quer entrar para tomar uma xícara de café?
 Prof. Girafales:  - Depois da senhora (saem)
Chiquinha: - (Imita Os dois com ironia) – não quer entrar para tomar uma xícara de café.
(aparece o Nhonho) – O que está fazendo Chiquinha?
Chiquinha: Imitando a Dona Florinda.
Nhonho: E com que é?
Chiquinha:  Professor Girafales... (E assim os dois imitam Girafales e Florinda)

COLOCANDO ROUPA NO VARAL
Madruga:  - Que diacho, o que será que experimentei que me fez tão mal. Que bala horrível!
  Jaiminho: (chega e derruba as cartas)
Seu Madruga:  - Oi Jaiminho, tudo bem?
Jaiminho: - Tudo.
Madruga: - Muitas cartas?
 Jaiminho: - Muitas, pegue para mim e as entregue, por gentileza.
 Madruga:  - Por que você não faz isso?
Jaiminho: - É que eu quero evitar a fadiga.
 Madruga: (recolhe as cartas, coloca na mala) – Peguei, mas o serviço é seu.
Jaiminho: ( sai resmungando)
D. Florinda e Prof. Girafales: (bravos)
Florinda: - Mas, professor, se isso é droga. De onde apareceu isso. Quem deu para o Kiko?
 Prof. Girafales: - E eu falei hoje mesmo de drogas. Parece que estava adivinhando. Hoje falamos sobre isso.
Florinda:   - Temos que descobrir e prender esses traficantes. Mas como? Quem poderá nos ajudar?
Chapolim: - Eu, o Chapolim Colorado.
Florinda e Prof. Girafales: - Oba! É o Chapolim Colorado!
 Chapolim: - Claro! Pensou que fosse Lady Gaga. (música)
- Não contavam com minha astúcia!
 Chapolim: - Mas o que se sucede?
 Florinda:  - É que alguém deu drogas ao Kiko e ao Chaves.
Prof. Girafales: - E nos temos que deter esses traficantes.
Chapolim: - Iisso é droga da pesada, ataca o sistema nervoso central. Pode até matar, causa dependência, várias doenças. Se injetável com seringa usadas em grupo resulta até no vírus HIV.
Florinda e Prof. Girafales: - Isso, Chapolim!
Chapolim:  - Não contavam com minha astúcia.
 Kiko: - O que é HIV, papis?
Florinda:  - Ah, tesouro! É o vírus da Aids.
Prof. Girafales:  - Isso é uma doença muito perigosa, fora outras doenças que a cocaína pode trazer e até overdose que leva à morte.
Chapolim: - Que problema sério para um Chapolim, vão por esse lado! Que eu vou para o outro. (batida do Chapolim)
Florinda: - Machucou, Chapolim!
Chapolim: - Não, meus movimentos são friamente calculáveis.
 Kiko: (brincando de bola)
Traficantes:(aparecem) – Ei bochechudo! Gostou das balas em pó. Quer mais! Se quiser é só nos procurar. (saem)
 Kiko: (chama o Chaves no barril) – Chaves?
Chaves:  - O que foi, Kiko?
 Kiko: - Os traficantes voltaram, os traficantes voltaram
traficantes: (saem)
Chaves: -  Deixe de ser bobo, Kiko! Só porque aqueles dois deu balinha, você acha que eles são traficantes. Como é tolo, parece até o professor linguiça que só pensa em drogas.
(KIko e Chaves brincam de bola)
Chaves: e eu chuto...
Chiquinha  e Nhonho – Vamos brincar?
Nhonho: - Posso brincar também?Podemos  brincar também?
Chaves: Mas a bola já está aqui..
Nhonho: Olha ele, olha ele.
Chiquinha: - Ah, deixa esse pançudo brincar também.
(Aparece Sr Barriga e leva uma bolada e desmaia)
Jaiminho: - Pode procurar.
D. Neves: - Mas, você é o carteiro.
Jaiminho: - É que quero evitar a fadiga!
 D. Neves: (procura, acha e sai contente)
(Jaiminho vê o Chaves e o Kiko : -  Tem uma carta para vocês.
Chaves e Kiko: - Oba, é para nós?
Jaiminho:  - Sim.
 Chaves:  - zás, zás, me dá!
 Kiko: - Mas de quem será?
 Jaiminho: - Pode pegar.
Kiko : - Pega você.
 jaiminho: - É que eu quero evitar a fadiga.
(Kiko e Chaves entusiasmado pegam)
Aparece a D. Florinda e Girafales.
Kiko: - Mamãe, recebi uma cartinha!
 Florinda: -  Mas de quem tesouro?
 Kiko: - Não sei mamãe. Só diz que é para eu arrumar dinheiro para ganhar mais balinhas em pó.
Chaves: - Isso! Isso! É o que diz a minha também. Até dá a dica de que eu roube o dinheiro do aluguel do seu Barriga.
S. Barriga:  - Acorda e diz: - Eu ouvi meu nome?
Chaves: - Aqui na carta diz para eu roubar o seu dinheiro, que recebeu do aluguel.
S. Barriga:  - Como Chaves?
 Girafales: - Há traficantes agindo aqui na vila e ainda dando maus exemplos ensinando malandragens aos meninos.
Barriga: - Então, temos que detê-los.
Florinda:  - Vamos chamar a policia.
 (Chega Madruga...)
 Madruga:  - Oo que é que tem a policia? Que está precisando da policia, a senhora vai presa?
Florinda:  (bate no seu madruga e diz): – Tem que ser a gentalia, mesmo.
Girafales: - Calma, d. Florinda! Temos outras gentalias mais importantes para prender.
Chiquinha:  - Aposto que isso é coisa da Bruxa do 71.
Bruxa: - Que gritaria é essa. Ah, seu madruga, eu lhe trouxe essas balinhas. Fui eu mesma que fiz.
(Todos cara de espanto)
Madruga: (pega as balas contentes)
Girafales:  (toma a bala e diz que quer investigar)
Madruga:  (toma a bala e fica envocado.)
Girafales: (enfrenta)
Barriga: - Acalmem-se! Temos que pegar um traficante.
 Girafales:  - Tive uma ideia! Os meninos vão ao encontro e nós vemos o que vamos fazer.
Florinda: - Mas se os traficantes machucarem o tesouro?
Kiko: -  O papis me protege.
Girafales: (cara de bravo)
 Kiko: - O seu Madruga, o Chaves, o Papai Noel, o Chapolim Colorado.
APARECEU O CHAPOLIM...
Chapolim: - Não contava com a minha astúcia.
Bruxa do 71: - Então, vamos logo.
(todos saem)
Traficantes: - Será que aqueles bobinhos vão aparecer.
Traficantes: - É claro que sim.
Traficantes: (fumando e contando dinheiro)
Aparece um usuário e diz
Usuário: - Oi colegas! Eu quero falar com vocês, mano!
 traficantes: - Sem grana, não tem conversa.
Usuário: -É que eu pensei melhor e quero sair dessa vida. Aprendi na escola que droga só vão me fazer mal. E eu já fiz muita coisa errada. Magoei minha família. Quero sair dessa vida.
  Traficantes: - Oh, quer! Que bom!
usuário: - Que sorte, vocês concordam!
traficantes: - Concordamos!
(tira a arma  e diz) – Quem entra nesse mundo só dele morto!
(atira e esconde o corpo)
Chegam Chaves e Kiko.
Traficantes: - nós sabíamos que vocês viriam! Trouxeram o dinheiro!
Kiko: - sim!
Chaves: - É até essa garotinha, a Chiquinha.
Chiquinha: - Eu quero experimentar a balinha.
Traficantes: - Esses dois estão melhores que a encomenda.
(dão drogas aos garotos.)
(Nisso chega a policia, o pessoal da vila e os policiais.)
(Todos se escondem).
Policiais:  - Parem , mãos ao alto! Vocês estão presos, traficantes.
traficantes: (tentam fugir, atiram.)
(Um é preso e o outro morto pelos policiais).
Chiquinha chora...
Florinda: -  Tesouro, você está bem?
 Madruga: - Calma filhinha, está tudo bem.
Girafales: - Tudo bem Chaves!
Chaves: (paralisado)
 Girafales: - Tudo bem, Chaves!
(Jogam água nele).
 Policiais: - Que bom que vocês agiram e contaram com a polícia. É assim que deve ser, ao desconfiar de alguém, que te ofereça drogas, não queira dar uma de herói, procure um policial. Este é o amigo que irá te proteger. Confie neles e também nos pais de vocês, esses sim são seus melhores amigos. E mais nunca aceite nada de estranhos, eles podem estar lhe oferecendo drogas.
Chaves: - Isso, isso, isso.
Chapolim: - Não contavam com a minha astúcia.
Todos:  - Oba é o Chapolin...
Chiquinha: - Agora que tudo está bem, vamos cantar a música que o professor linguiça nos ensinou.
Professor: - Ta, Ta, Ta... Vamos lá ...

Música – autoria : Aluno Leonardo Gomes
Se você é saudável ainda, saudável ainda, saudável ainda
Com drogas, doente será , doente será, doente serás
Ao menos que o coração agüente
As substancias que nela encontrará

Existem traficantes de 40 e tantos anos
E usuários de apenas 16
Por que os amigos, os maus influenciaram
E assim as drogas se entregaram.

Se você é tão saudável quanto sente
Pode apostar com drogas cairá
E tonto é quem entra nessa vida
E também que se leva pelos amigos
Refrão...
Não diga não a vida que te espera
Pra festejar a alegria de viver
Por isso não, use drogas
E assim você vai se salvar

No SESI 364



Também realizada na E.M.E.F.Sargento.... só que está em vídeo.

Um comentário:

  1. BOA TARDE .... GOSTARIA DE UTILIZAR ESSA PEÇA COM MEUS ALUNOS DO 9º DO COLÉGIO ESTADUAL MORADIAS MONTEIRO LOBATO.... EM CURITIBA...

    ResponderExcluir