Autora: Marisa Aparecida de Souza Oliveira
E.M.E.F.”Sargento Sebastião José Monteiro”
7º ano A,B,C,D,E do Ensino Fundamental de 2012
Disciplina: Língua Portuguesa
Professoras responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto
Ana Maria Tavella
Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Projeto Resgate do Passado
Expectativas de aprendizagem
- Identificar, compreender e explicar os recursos expressivos intencionalmente registrados pelo autor (adjetivos, advérbios, conjunções, citações, comentários, pontuação, etc.), sabendo utilizá-los em produções textuais.
- Identificar e distinguir os recursos que organizam e estruturam diferentes
gêneros de textos, tanto na oralidade quanto na escrita, analisando a organização textual, o contexto de produção e aspectos linguísto-discursivos dos mesmos:poema e relatos de memória
- Identificar, compreender e utilizar as convenções externas ao sistema de representação da língua escrita, tais como: segmentação das palavras e frases, uso de maiúsculas, paragrafação, escrita correta das palavras, inclusive acentuação, e pontuação.
- Identificar, interpretar e explicar o assunto e o núcleo temático do texto em estudo.
- Inferir o sentido (literal ou figurado) das palavras ou expressões a partir de elementos presentes no texto e do contexto de produção.
- Localizar informações explícitas e implícitas contidas no texto em estudo, explicando-as.
- Observar, refletir, reconhecer e aplicar as marcas linguísticas que compõem o gênero textual em estudo.
- Produzir textos considerando o gênero textual em estudo, de acordo com sua função, organização textual e aspectos linguístico-discursivos, pressupondo o enunciador, o interlocutor e os meios de circulação, utilizando também os recursos coesivos da oralidade e da escrita.
- Reconhecer, compreender e distinguir as marcas das variantes linguísticas orais e escritas (de espaço físico, grupo social, faixa etária, grupos profissionais, etc.), sabendo justificá-las e compará-las à variante-padrão do Português do Brasil.
- Retextualizar os próprios textos, com orientação do professor, adequando-os aos gêneros orais e/ ou escritos e ao contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação), observando a coerência e a unidade textual.
- Socializar, oralmente e/ ou por escrito, as experiências de leitura de formas diversificadas.
Conteúdo: Produção de poemas e relatos de memória, análise de textos e inferência, comparação entre textos, classes de palavras: Substantivos, pronomes e verbos, sinonímia, estudo de textos com informações explícitas e implícitas, dramatizar situações
Produto Final: Exposição: Resgate do Passado
Metodologias/ Desenvolvimento das atividades
Roda de Conversa – Para introdução do projeto,, questioná-los sobre o passado. A fim de sondar o interesse dos mesmos e conhecimentos. Solicitar que conversem com os pais e avós, perguntando o que existia antigamente e hoje não existe mais, ou existe e se transformou com o passar dos tempos.
Atividade 1 – Continuando na aula seguinte, socializar as informações trazidas, organizando uma plenária para que todos socializem as informações trazidas e possam ser entendidas. Aproveitar para registrar o conteúdo apresentado em um cartaz ilustrativo a ser fixado em sala,para posterior consulta.
Atividade 2 – Propor a leitura do texto Ferro a Carvão e observar as mudanças de uns objetos. Aproveitar para trabalhar com os verbos e pronomes do texto, atentando ao tempo verbal e a substituição de termos por pronomes, constituindo a coesão no texto, assim evitando as repetições.
Atividade 3 – Propor a leitura do texto Antigamente de Carlos Drummond de Andrade, atentando as etapas de leitura: leitura silenciosa, em voz alta coletiva, e feita pela professora, verificando o entendimento de cada parágrafo do texto, com sondagem de vocabulário, por indução de informações e posterior consulta no dicionário dos vocabulários não deduzidos no texto.
Atividade 4 – Estudo do texto citado, seguida de pesquisa sobre o autor.
Atividade 5 – Produção inicial de um poema, a fim de diagnosticar os conhecimentos sobre o gênero. Neste momento aproveitar para utilizar as informações da pesquisa inicial, registradas. Tema do poema: E tudo mudou... Comparar em um texto poético, o antigamente e o hoje. Reservar os textos para análise do professor.
Atividade 5 – Em sala, estudar a estrutura e características do poema e poesia. Utilizar diversos textos no projeto de leitura, relacionados ao gênero.
Atividade 6 – Entregar o texto E tudo mudou , Luis Fernando Veríssimo, lendo com os alunos e verificando a construção do texto e as comparações feitas pelo autor entre as mudanças ocorridas. Chamar a atenção que muitas citações do autor, já estão ultrapassadas. Levando-os a refletir, sobre a rapidez em que as informações acontecem e se modificam.
Atividade 7 Selecionar as estrofes com informações mais confusas e difíceis de entendimento ou relevantes pelo tema, como a estrofe que comenta: “maconha é calmante...” E interpretá-la com os alunos.
Atividade 8 – Aproveitar o texto para trabalhar com os verbos de ação. E os substantivos presentes, podendo revisar a classificação dos mesmos.
Atividade 09 -Explorar os recursos utilizados, como linguagem, estrutura, ambiente. E as ideias implícitas em ambos os textos.
Atividade 10 – Utilizar o texto Antigamente, como lição de casa, possibilitando a multiplicação da leitura , solicitando que os educandos leiam o texto aos pais e avós e assim socializem os conhecimentos, trazendo os resultados para a sala.
Atividade 11 – Socializar os conhecimentos trazidos e registrar as informações relevantes.
Atividade 12 – Convidar um membro, ou mais, da comunidade para dar palestras sobre o passado. Apresentando relato de experiências vividas ou ouvidas por seus antepassados.
Atividade 14 – Continuar este resgate, buscando informações históricas sobre a cidade em que vivem, no caso, Vargem.
Atividade 15 – Aproveitar o texto inicial e orientá-los a retextualizá-lo, adequando ao gênero: Poema e aproveitando para possíveis adaptações.
Atividade 16 – Problematização: relação passado x presente. Instigá-los a imaginar-se vivendo no passado. Como agiriam, acostumariam com o primitivo, etc.
Atividade 17 – Propor a escrita de relatos de memória, colocando-os educandos como protagonistas do enredo, relembrando os fatos relevantes, na opinião de cada um para a escrita do relato.
Atividade 18 – Atentar as características do relato, verbos no passado, uso da 1ª pessoa, o uso de comparações e sinestesia. Aproveitar para mostrar textos com estes recursos da linguagem figurada. Reforçando o uso nos relatos.
Atividade 19 - Convidá-los à retextualizarem o relato produzido, atentando-se ao uso dos recursos estudados.
Atividade 20 – Incentivá-los a pesquisar músicas antigas, compondo um repertório para ensaios e coral a ser apresentado como uma das atividades da exposição. Juntos selecionarem as canções.
Atividade 21- Selecionar entre os relatos os melhores para apresentação no evento.
Atividade 22 – Leitura do poema: Meus oito anos, Casimiro de Abreu, e escolha de um alunos para apresentá-lo em monólogo.
Atividade 23 – Solicitar a busca de objetos antigos em casa ou com familiares para comporem a exposição: Resgate do Passado. Também a possibilidade de confeccionarem objetos antigos em miniatura para o evento. Também, doces antigos, como o de abóbora, o bolo de fubá, melado, etc.
Atividade 24 – Visita ao Museu Celso Russomano, de Bragança Paulista, conforme possibilidade de agendamento.
Atividade 25 – Confecção de convites para a exposição..
Atividade 26 – Propor um trabalho mais focado na organização, roteiro, oradores, monitores da exposição, atentando as atividades e papel de cada educando,bem como a responsabilidade assumida.
Atividade 27 – Autoavaliação do educando, atentando-se ao seu desempenho das atividades e participação.
Atividade 28 - Registro do aprendizado ocorrido, com enfoque ao gênero e informações adquiridas.
Bibliografias
ANDRADE, Carlos Drummond. Antigamente.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. E tudo mudou.
Palestras: Memórias...
Cartaz da pesquisa inicial
A Exposição
Visitação
Professoras Ana Maria e Marisa, idealizadoras do Projeto e Tatá
Professor Antônio Carlos
Diretora Elaine
O coral
Gustavo - Leitura: Meus oito anos - Casimiro de Abreu
Sr. Darcy, Seu pai, Sr Augusto e sua mãe Dona Nega, nossos convidados especiais.
Ana Carla - Monólogo: Emoções eu vivi, de sua própria autoria.
Visitantes: Ex- professora do município e esposo, Supervisoras de Ensino.
Nosso homenageado: Sr Darcy e seus pais - cidadãos "Raízes Vargenses"
Os apresentadores do evento: Leone e larissa Cristina.
Professores atuais prestigiando o evento.
Larissa e Leone
Professor Ari
Sr Wilson e sua esposa Maria Luiza, ex-professora do Sr Darcy.
O casal pé-de-valsa, como eram chamados por seus alunos.
Professores: Marisa, Carla e Diego
Maria Luíza: Memórias... Como era nosso homenageado na escola.
Diego, Carla, Wanderlea, Edirlei e Geovanna.
Sr Darcy e as homenagens.
Sr. Angélica, também ex-professora.
Sr Darcy, emocionado proferindo suas palavras de agradecimento.
Textos usados nas aulas.
E tudo Mudou
Ferro a carvão
Quantas camisas eu passei,
Quantas calças alisei,
Até vestido de noiva
engomei
Ao trabalho nunca me furtei,
Pois de energia não
precisei.
Estava sempre pronto
Quando alguém de mim precisava.
Para que funcionasse, a
mim bastava
Uma mão e carvão em
brasa
Vejam só onde hoje estou,
O progresso me relegou.
Mas a mim isso não
importa.
Pois ainda sirvo de enfeite,
e para SEGURAR PORTA.
Pedro Tadeu
Tudo muda numa velocidade espantosa, carro, celular, computador, calçado, roupa. enfim é inumerável a mudança ocorrida e imprevisível o que ainda vai acontecer, mas de uma coisa podemos ter certeza: todos esses modernos aparelhos de hoje, um dia não passarão de sucatas. Se tiverem sorte, poderão ser reciclados, ou acabar em algum museu.
Palestra com o Sr Darcy, um amigo muito especial, que abrilhantou e encantou os alunos com tanta sabedoria. Dono de uma metodologia incrível ao contar acontecimentos do passado. Os meus alunos adoraram e a cada dia, pedem sua volta com mais histórias do passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário