quarta-feira, 7 de março de 2012

História das Línguas e da escrita

Autoria: Marisa Aparecida de Souza Oliveira

E.M.E.F. “Sargento Sebastião José Monteiro”
Área: Língua Portuguesa –
Público alvo: 5ª A.,B,C,D e E
Ano: 2007

Projeto  História das Línguas e da escrita - Relato


Justificativa

    Programei   este trabalho com o intuito de continuar o estudo iniciado durante o projeto carnaval, no qual abordei o Samba Enredo da  Escola de Samba  Mangueira, cujo  tema foi a língua portuguesa, o qual mobilizou os alunos em querer conhecer mais  a nossa língua pátria e saber mais sobre nossos escritores.
     Percebi a necessidade de explorar mais o assunto, quando falamos em Camões e pesquisamos sobre eles, a cada dia uma novidade, um novo texto, trazido pelos alunos que buscavam mais e mais ...
     E diante de seus textos, a exploração da língua, do vocabulário, as diferenças entre  ele e os escritores brasileiros. A oportunidade de comparar suas diferenças e modificações ao longo do tempo, como sua origem, baseando-se em   informações retiradas  de fontes diversas, refletindo sobre elas, e sendo capazes de criar novos textos através das informações obtidas, incentivo a leitura, o explorá-la. Bem como, abordar gêneros diversificados. Conteúdos cabíveis em meu plano de ensino estavam ali, e o melhor de tudo com os alunos mobilizados a explorar o assunto e somá-los a seus conhecimentos prévios.


Expectativas de Aprendizagem abordadas


Buscar informações em diferentes fontes: obras artísticas e literárias, jornais, revistas, enciclopédias e mídia em geral.
-         Produzir textos, de acordo com sua função, organização e estrutura, pressupondo o interlocutor: relatos, crônicas, contos, machetes, notícias, relatórios, comentários, poemas, bilhetes, cartas formais e informais, folder, outdoor, bilhetes, convites.
-         Reconhecer a estrutura e a formação das palavras e seu caráter significativo.
-         Expressar oralmente e por escrito as idéias em contextos formais de interlocução, apropriadas à faixa etária.
-         Compreender o espaço dos interlocutores na interação verbal e situar-se como um deles nesse espaço.
-         Ouvir com atenção, posicionando-se com autonomia, respeito e criticidade em situações de debate, preservando a coerência na fala.
-         Expor seus conhecimentos por meio de relatos orais, observando os contextos e sendo capaz de estabelecer negociações e acordos, fazendo uso de um maior nível de formalidade na linguagem oral.
-         Socializar as experiências de leitura entre pares e publicamente, seja em seminários, atividades grupais e outras.
-         Compreender, reconhecer, distinguir as marcas das variantes lingüísticas (de espaço físico, grupo social, faixa etária, grupos profissionais e de modalidade), sabendo descrevê-las e compará-las com a variante- padrão.
-         Identificar e distinguir, a partir da leitura, os elementos que organizam e estruturam diferentes gêneros de texto o narrativo- descritivo (episódios e modos de relacioná-los, e organizá-los; personagens e modos de apresentá-las, caracterização de personagens e ambientes, aspectos temporais e espaciais; ponto de vista do narrados; discurso direto); o instrucional, o didático; resumo (linguagem denotativa, tempo verbal, citação, coerência, etc); o anúncio; a propaganda; a manchete e o título; a notícia (episódios e modos de relatá-los; participantes do evento, interlocutor, caracterização do espaço e dos envolvidos, factualidade, veracidade, ponto de vista do jornalista); a entrevista (objetivos da entrevista, formulação, elaboração das perguntas/ respostas, ponto de vista do entrevistador / entrevistado etc); o classificado (função e recursos lingüísticos e gráficos); o poema (tema, estrofe, verso e rimas); o expositivo.
-         Identificar e explicar o assunto e o núcleo do texto lido.
-         Comparar textos com o mesmo tema ou estrutura e suas diferentes abordagens.
-         Relacionar pontos de vista de diversos autores sobre um mesmo tema/ assunto.
-         Localizar informações contidas no texto lido, explicando-as.
-         Opinar sobre o texto lido, tendo por referência citações do próprio texto.
-         Identificar, em situações de leitura, os recursos gráficos lingüísticos e expressivos de textos com determinada função social..
-         Reescrever os próprios textos com orientação do professor, adequando-os ao gênero, aos seus objetivos e ao interlocutor, observando a coerência e a unidade textual, amenizando redundância, distribuindo-o de forma legível na folha de papel, corrigindo os desvios ortográficos, de pontuação, paragrafação e de concordância verbal e nominal, ampliando o vocabulário.





Mobilizações:
  Após Samba enredo e etapas já descritas...
   Para mobilizar os alunos, iniciei perguntando sobre a língua portuguesa, se eles a conheciam bem,  se conheciam algum brasileiro de outra região diferente da nossa e se todas as palavras eram faladas da mesma forma que nós, se havia diferenças e quais eram essas diferenças. Perguntei também quanto a escrita padrão (norma culta), se era diferente de uma região para outra. As respostas foram muitas, e todos quiseram participar porque conheciam muitas pessoas de outras regiões do Brasil, até de outros países foram citados, inclusive portugueses.
   Comentários:
“Outro dia vi na tv, que pão em Portugal é cacete”
“Na Bahia, tem um doce, que tem o nome de um palavrão, mas não vou falar pra senhora, pois tenho vergonha”... 

   Diante de todo o interesse prossegui propondo reflexões sobre as línguas, com  o intuito de aguçar ainda mais a  curiosidade e conhecer a bagagem trazida, pela classe..

   Os alunos apresentaram vários saberes , como : de uma região para outra o dialeto modifica, mas a comunicação ocorre da mesma forma. Cada povo apresenta uma cultura diferente, mediante aos imigrantes que  instalaram  na região. Sotaques diferentes, crendices...
  Comentários / Perguntas:
“Professora, é verdade que em latim as palavras são escritas de vários jeitos, dependendo se for sujeito é de um jeito, se for objeto de outro?”
  Diante das questões fui respondendo-as , ou propondo pesquisas.
  Os poetas não poderiam ser esquecidos então em cada  aula de leitura, um novo escritor. Entre eles, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Gonçalves Dias, Drummond, Casimiro de Abreu, Manuel Bandeira...
    Em uma reportagem da Folha de São Paulo, conhecemos o poeta que derrama poesias no mar, e mais buscamos sobre eles, sabendo até de seu presente. E então a proposta de vivenciar as ações do protagonista foi feita. E o resultado foi excelente. Descobri pequenos poetas na sala de aula. E sua ação principal passou a ser a lembrancinha a ser entregue a nossos convidados.
   Nas próximas aulas, observamos um mapa , cujo título é O Mundo da Língua Portuguesa- Revista  Época, observamos, fizemos destaques, verificamos os territórios que falam a língua  portuguesa, continentes em que estão localizados e até fizemos  alguns cálculos sobre os falantes de Língua Portuguesa no mundo.
   Abordamos  também os textos: Não compliquem nosso idioma – Dad Squarisi, livro Linguagem Nova – Faraco e Moura, , de diversas formas, como mobilização e curiosidade através da análise do título, o porquê da colocação: “Não compliquem”. Outros textos foram analisados como: Lisboa Aventura de José Paulo Paes,  Línguas são assuntos de Estado (www.comciencia.br/reportagens/linguagem)...
   Fui interferindo, para acrescentar mais conhecimentos sobre o assunto,  a variação lingüística, comentários sobre os textos, objetivos do autor, gênero textual e características , seguidos de comentários sobre Portugal e outros países que falam a língua portuguesa.  
   Assim que estavam cada vez mais  envolvidos,  propus que ouvissem uma história que iria contar. Achei muito interessante os alunos começarem a mudar de lugar , querendo se aproximarem mais de mim.
    Utilizando o paradidático : História das Línguas de Ruth Rocha- Editora melhoramentos, contei a eles a História das línguas, realizando algumas dinâmicas como, dividindo a sala em povos diferentes e localizados em regiões diferentes. Estes por sua vez, não tinham moradia fixa, mudavam sempre em busca de comida  e também por motivos de guerras, e  encontravam novos povos e conheciam novos vocabulários que iam modificando ao ser passado de um grupo a outro. Para perceberem melhor como isso acontecia, realizamos juntos a brincadeira do telefone sem fio, assim perceberam que, conforme, a mensagem vai  passando ela sofre modificações. E isso ocorria com os povos e a língua foi sofrendo modificações e sendo divididas em novas línguas, compondo a família indo-européia...
   Depois os paradidáticos a História da escrita, A história do livro...
   Como houve bastante interesse sobre os assuntos, resolvi pedir a eles, (trabalho em grupo) que de acordo com os subtítulos do livro,  relatassem em cartazes, o que haviam aprendido.
   Com esta atividade, a curiosidade e o interesse dobraram. Com isso, envolvi  pesquisas que abordaram até mesmo outras disciplinas (interdisciplinariedade), como: Geografia e   propus que pesquisassem sobre os países, cujo idioma oficial é a língua portuguesa.
   Através da pesquisa, elaboraram cartazes, com dados destes países, perceberam a diferença de desenvolvimento dos mesmos.  A pobreza que o povo enfrenta, analfabetismo...
    Apresentaram em seminários, seguido de plenária. Todos participaram e foram bastante críticos.
     Comentários:
     “Como pode um país tão pequeno como Timor Leste ter  duas línguas?”
     “Mas ele pertence, na verdade, a qual continente? Está tão confuso no mapa?”
   Assim o  trabalho foi sendo ampliado, com a busca de novos conhecimentos, partidos do próprio aluno. Trouxeram conhecimentos até mesmo sobre à música e comidas típicas de cada região, tanto brasileira, como estrangeira.
   Outras línguas acabaram sendo abordadas por fazerem parte de todo esse contexto, que envolve nossa língua, como: latim clássico e vulgar, espanhol, esperanto, hindi e até mesmo a chinesa.
    Montamos um dicionário com as diferenças entre o português de Portugal e do Brasil, a partir deste, propus a composição de  textos em prosa e verso utilizando termos do vocabulário português e tudo ficou muito curioso e engraçado.
      Para isso utilizei como base  textos da internet trazidos pelos alunos e Lisboa aventura de José Paulo Paes, já citado , o qual  intertextualiza com a Canção do Exílio de Gonçalves Dias. Também comentamos sobre esse texto, e a intenção do autor e produção.
      O documento oficial do nascimento do Brasil não poderia ser esquecido e após conhecê-lo, os alunos escreveram uma carta ao rei de Portugal contando sobre o descobrimento do Brasil hoje.
      Como o trabalho superou minhas expectativas, conseguindo envolver  os alunos, organizamos uma exposição, que contará com a apresentação dos trabalhos realizados, ainda com participação dos demais alunos do período da tarde, que responderam a uma pesquisa “curiosa”, organizada pela sala. Cujas perguntas foram:
   Você sabe qual foi a primeira palavras falada pelo homem?
   Quais são os países que falam a língua portuguesa?
   Como o homem se comunicava antes de aprender a falar?
   Quais as palavras  mais faladas no mundo?
   Entre outras...
   Esta pesquisa foi feita também com os pais em lições de casa. E todo o conteúdo foi explicado.


Dados sobre a exposição

      Os alunos serão os responsáveis por todas as atividades que ocorrerão, desde elaboração de folder, recepção dos convidados, apresentação, exposição e seminários sobre o tema.
       Para isso as tarefas serão divididas e cada um assumirá o seu papel, alguns serão monitores. Após a apresentação das atividades,  esclarecerão as dúvidas e curiosidades  dos visitantes.
       Na exposição teremos, também, dança portuguesa, ensaiada pela prof. Maira, repentes, o indígena, e poesias. Neste dia contaremos com os pais dos educandos  e com  autoridades do Município.

Trabalhos em grupo


Primeiramente propus a atividade e depois combinamos as etapas de organização, como todos estarem envolvidos. Terem compromisso, organização, sintetização das idéias, falar baixo , manter a ordem , organizar a sala para a próxima aula.

Alguns trabalhos foram em dupla, outros grupo e  individuais.

Situações- problema


Questões de curiosidade:
Qual a primeira palavra dita pelo homem?
Quais palavras mais faladas no mundo
Imaginar-se num outro país, como iria se comunicar?
Pedir uma informação?...
Decifrar a mensagem de textos escritos com o Português de Portugal, (realce das diferenças). Também proposto a outras classes (muitos risos surgiram).

Dificuldades


 Organizar os momentos de fala durante a plenária, pois todos queriam opinar, lançar os dados coletados. Tivemos que parar várias vezes e reorganizarmos, relembrando os combinados.
  Não ser possível a realização de todas as etapas  que foi realizada com a 5ª D e C, devido as dificuldades de aprendizagens das outras turmas, que necessitaram de inferência e reforço e por não ministrar aula em todas as turmas.
  





Exposição

Cada um exercer a sua função com compromisso e organização.
Procurar utilizar a norma culta.
Respeitar o espaço do outro...

Avaliação


   A Avaliação aconteceu de acordo com o interesse, comprometimento do aluno, organização, elaboração das tarefas propostas, e desempenho nas produções, pesquisas e em especial  ocorrerá com o resultado da exposição, nosso produto final.

Retomada


Os alunos aprenderam  sobre a língua portuguesa, sua origem, modificações ao longo do tempo.
O que pode ser retomado são as variações ocorridas na língua em cada região , através de novos registros e dinâmicas que somente reforçarão a aprendizagem sobre o assunto, como:  o regionalismo, pois o entusiasmo maior dos educandos, direcionou-se aos países que falam a língua portuguesa, diferenças de Portugal e do Brasil e a história em si.





Tarefas de casa

As tarefas de casa foram de pesquisas, leitura, reflexão e interpretação textual, pois as produções tiveram que ser realizadas em sala, após revisão de rascunho/ reescrita.
Os objetivos foram levá-los a buscar novas informações, relacioná-las com o assunto, repensarem os textos e interpretá-los, bem como relacioná-los com  os temas abordados.



Indisciplina


  Por incrível que pareça, não ocorreu indisciplina, somente retomada de combinados para organizarmos melhor as tarefas, a fim de respeitarem o espaço e vez do outro..


Tempo programado: 2º , 3º e 4º bimestres.



Professora: Marisa Aparecida de Souza Oliveira

          
 



Em fim, vou parando por aqui. O produto final superou minhas expectativas, pelo belíssimo trabalho apresentado pelas minhas crianças, monólogos, danças, relatos, cartazes, teatro,explicações... Este espaço é insuficiente para relatar tudo como realmente ocorreu... as montagens, exposições, conteúdos abordados... Os convidados, as autoridades presentes elogiaram muito. É uma pena eu não ter encontrado as fotos do evento, na apresentação. Tudo só foi possível ter acontecido com tanto sucesso porque pude contar com a minha amiga e excelente educadora: Maira Teixeira Valente, que abraçou o projeto comigo, fazendo com que minhas expectativas superassemem cada apresentação. Posso dizer, como em uma das músicas selecionadas para a apresentação. Valeu a pena - Rappa.

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