quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto: Quem canta seus males espanta

Professora: Marisa Aparecida de Souza Oliveira


 Projeto: Quem canta seus males espanta


Justificativa : Oferecer subsídios para que o aluno aprecie cada vez mais a música, bem como participe de apresentações como elemento de um coral.

Objetivos:
             -    Desenvolver a aptidão por músicas ;
-         Cantá-las em português ou inglês;
-         Entender os contextos, quando estiverem no  Inglês;
-          Desenvolver a oralidade;
-         Reconhecimento do timbre de voz a ser usado, de acordo com o ritmo e melodia;
-         Reforçar a pronúncia e o vocabulário inglês.

Disciplinas: Língua Portuguesa e Inglês.


Público Alvo: Todos os alunos que tiverem interesse na participação, sendo estes do Ensino Fundamental II..



Recursos financeiros: Aparelho de som, CDs,  instrumentos musicais

Metodologia:   Seleção das músicas;
                         Apresentação aos participantes;
                         Abordagem das mesmas como: áudio, traduções, canto,      interpretação, estudos gramatical...
                         Ensaios;
                         Apresentação.

Duração:  No  decorrer do ano letivo de 2005 , com data de apresentação a ser definida entre os envolvidos. Podendo ocorrer duas apresentações.
                      
                      

Considerações finais, pós-desenvolvimento do Projeto:

            Em interdisciplinariedade com Língua Portuguesa e Inglês , os alunos apresentarão as músicas : Offer – Alanis Morissete e Love by grace – Lara Fabian e outras diversas músicas de cantores ou grupos musicais conhecidos.
            Dando continuidade, ampliaremos este momento contando com a participação de alguns alunos da 8ª e 7ª D e E , para apresentação de um encenação, seguida de uma dança, com uma música,  na versão português e Inglês.
             Para isso, em Inglês , trabalharei a letra da música Summer Night e o filme Grease, ou trechos dele, (Clip).
             O objetivo principal é resgatar o ritmo musical da época, o estilo usado pelos jovens  e compará-los com os dias de hoje.
             O comportamento menos atirado entre outros aspectos...
             Além disso, darei ênfase à vivência de personagens, encenação dramática, resgatando o gosto por músicas de nosso passado, que fizeram sucesso.
              Com tudo os alunos tendem a perceber que as músicas antigas de  outras décadas, traziam um estilo mais romântico, ou seja, uma visão de amor menos conturbada que hoje, já que as músicas atuais são compostas por vocabulários amenos e insinuantes.
              Voltando ao coral, as músicas em inglês tomadas terão como objetivo trabalhar, em especial, a pronúncia inglesa, fator dificilmente trabalhado com ênfase e sucesso nas escolas públicas.
            Será ressaltado que, embora, a música traga um ritmo romântico, sua tendência é bem pessimista diante do contexto.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário