quinta-feira, 15 de março de 2012

Fotos do Julgamento de Capitu


Autora: Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Centro Educacional SESI – 364 de Bragança Paulista
8ª série do Ensino fundamental de 2011 – Disciplina: Língua Portuguesa


Resumo da Sequência Didática – Julgamento de Capitu
 O relato aborda minhas experiências com a proposta de leitura da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Os conteúdos abordados foram: O que é literatura, Clássico, leitura e debate, artigo de opinião e Júri simulado.

Expectativas de aprendizagem
                1-Argumentar e refutar a respeito de um ponto de vista oralmente ou por escrito.
               
                2- Identificar e analisar a aplicabilidade da tese e dos argumentos em textos orais e escritos, distinguindo causa/ consequência, fato/ opinião e/ ou definição/ exemplo.

                3 - Estabelecer relações entre textos verbais entre si ou entre textos não-verbais, comparando informações explícitas e implícitas (tema, estrutura, autor, época, local, etc.).

                4- Expor conhecimentos por meio da oralidade, observando os contextos de produção e considerando os níveis de maior ou menor grau de formalidade.
                                     
               
                8 –Identificar e distinguir os recursos que organizam e estruturam diferentes gêneros de textos, tanto na oralidade quanto na escrita, analisando a organização textual, o contexto de produção e aspectos linguísto-discursivos dos mesmos: debate, artigo de opinião, júri simulado, romance.

                10 -Identificar, interpretar e explicar o assunto e o núcleo temático do texto em estudo.

                11 - Inferir o sentido (literal ou figurado) das palavras ou expressões a partir de elementos presentes no texto e do contexto de produção.
               
                14 - Opinar com clareza e coerência, oralmente e por escrito, sobre o texto em estudo, tendo por referências citações do próprio texto, outras leituras e experiências pessoais.
                15 - Pesquisar, analisar e comparar informações, obras, autores e temas obtidos em diferentes fontes.
                16 - Posicionar-se com autonomia, escutando com respeito e criticidade, em situações de interação verbal, preservando a coerência na fala.
                17 - Produzir textos considerando o gênero textual em estudo, de acordo com sua função, organização textual e aspectos linguístico-discursivos, pressupondo o enunciador, o interlocutor e os meios de circulação, utilizando também os recursos coesivos da oralidade e da escrita.
                21 - Retextualizar os próprios textos, com orientação do professor, adequando-os aos gêneros orais e/ ou escritos e ao contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação), observando a coerência e a unidade textual.
                22 - Socializar, oralmente e/ ou por escrito, as experiências de leitura de formas diversificadas.



Metodologias/ Desenvolvimento das atividades
Atividade 1 - Propus a leitura da obra:Dom Casmurro, mobilizando com o conhecimento do autor e algumas das características de suas obras e do escritor.

Atividade 2 - Leitura do conto: A cartomante do autor em estudo.

 Atividade 3 - Apresentação das personagens principais da obra.

Atividade 4 - Apreciação da peça: Dom Casmurro – apresentada na Casa da Cultura

Atividade 5 - Mobilizei os alunos para assistirmos a peça. Antes, comentei sobre a peça e Machado de Assis.

Atividade 6 - Após, apreciação, discutimos o enredo. Juntos pesquisamos dados e críticas e informações  sobre a obra, resumos, opiniões de outros autores sobre o adultério, etc.

Atividade 7 - Proposta de um artigo de opinião, já estudado em sequência anterior, com o tema: Capitu, traiu ou não Bentinho? Seguido de autoavaliação do texto e retextualizações.

Atividade 8 - Baseando nos argumentos, realizamos um debate, separando-os educandos, conforme opiniões apresentadas no artigo. Seguidas de retextualizações futuras.

Atividade 9 - Pesquisamos sobre os costumes e valores da sociedade da época.

Atividade 10 - Propus o julgamento de Capitu, organizando  com a classe uma encenação do julgamento.

Atividade 11 - Acrescentamos os elementos de  um tribunal: juiz, promotor, advogados de defesa, testemunhas, , escrivão... formadas pelos personagens da obra, e representados também pelos alunos.

Considerações Finais

 Os demais alunos da sala por, sua vez, foram o corpo de jurados. Capitu, culpada ou inocente? Traiu ou não traiu? Qual a sua pena pelo “crime” cometido, caso seja condenada.

Os educandos elaboraram a cena, para isso propus que cada personagem, pesquisasse mais sobre seu papel, permitindo poderes ao  juiz que conduziu ações do tribunal. Todos tiveram que discutir, expressar-se e participar, respeitando o seu papel atribuído e o de outrem.

Após, apresentamos para as 7ª séries, que também participaram da ida ao teatro.

Estes por sua vez elaboraram artigos de opinião sobre a peça, o julgamento e expressaram sua opinião sobre a decisão do júri.

Bibliografia

Assis, Machado de. Dom Casmurro. Editora Moderna







Nenhum comentário:

Postar um comentário