sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto Formiguinhas


Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Apresenta

Projeto Formiguinhas


“Não Queremos Meio Ambiente
Queremos um Ambiente Inteiro”

JUSTIFICATIVA

    Chamamos o Projeto de Formiguinha porque realmente é um trabalho de Formigas. Elas de uma a uma conseguem mobilizar todo o formigueiro para chegar a um objetivo. Diante deste objetivo, pretendemos atingir os educandos desta U.E, de início, para que repensem as ações do homem no meio ambiente e venham interagir sobre o meio, estando atentos a realizar ações conscientes em defesa do mesmo. Contribuindo para a conquista de uma sociedade sustentável. E assim, sucessivamente, tornem-se mutiplicadores de ações coletivas para salvar o Planeta.
    “A questão ambiental é vista pelos novos parâmetros curriculares do ministério da Educação e Cultura, como um conjunto de problemas relativos, não só à proteção da vida no planeta, mas também a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades, passando a ser prioridade estratégica para o planejamento político e econômico de todos os países”.
   “No processo de contribuição para a formação da cidadania, a Educação Ambiental necessita muito mais do que informações e conceitos, trabalhando com atitudes e formação de valores, visto que, o que a Escola faz, diz e valoriza, representa para a criança um exemplo daquilo que a sociedade quer e aprova.  
    A questão ambiental também é um dos assuntos que tem atraído atenção das pessoas, pela valorização que se dá à qualidade de vida e pela percepção de que as conseqüências do descaso com o meio ambiente têm conduzido a situações críticas para a própria sobrevivência da humanidade”.
Cabendo a escola, papel fundamental na questão educativa, conscientizando e sensibilizando sobre a importância da mudança de hábitos e atitudes.

Convém ressaltar que...
    Além da população da Terra crescer descontroladamente, seu crescimento urbano é desordenado trazendo problemas ambientais a nível global como a alta produção de lixo nas cidades, aumentando a exposição inadequada dos seres humanos e do meio ambiente a produtos tóxicos. Esta questão sobre o crescimento das toneladas diárias de lixo produzidas pelos seres humanos está se tornando emergencial e as soluções precisam sair do campo teórico governamental para serem urgentemente aplicadas com a participação de cada comunidade consciente de sua responsabilidade.
     Paralelo aos esforços demandados a nível governamental para a cura da Terra, um dos mais consistentes caminhos para buscar a solução quanto ao lixo produzido pelo consumo humano, é a educação da população quanto à conscientização ambiental no momento da compra dos produtos a serem consumidos e também a conscientização da responsabilidade de redução, reutilização e reciclagem do lixo resultante deste mesmo consumo.


OBJETIVOS GERAIS
    Transmutar as energias da relação Homem-Meio Ambiente, de puro poder consumista para a energia construtiva da sustentabilidade, da preservação e do crescimento conjunto, permitindo que a relação entre os seres humanos e a natureza deixe de ser conflituosa e possibilite escolhas que preservem e valorizem a vida.
   Conscientizar as pessoas de uma a uma a fazer a sua parte , começando pelos alunos em relação ao preservar e respeitar o meio ambiente, a fim de atingir toda a Sociedade Vargense, envolvendo- as em uma mesma luta  na busca de uma sociedade sustentável, capaz de harmonizar a relação entre os homens e a natureza para que ambos possam ser cada vez mais felizes.
   Integrar alunos, professores e a comunidade.
   Conscientizar os participantes do projeto na defesa do Meio Ambiente.
   Minimizar problemas como a crise ambiental e humana decorrentes do incorreto descarte e destinação dos resíduos produzidos pelo homem, usualmente denominado Lixo.

    “Tanto a família como a escola tem a responsabilidade hoje de participar da construção destes valores básicos da consciência cidadã da criança, para que ela no futuro tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável da Terra. O melhor caminho a trilhar por nossa geração é fazer do lar um exemplo e da escola um centro de mudança de valores, hábitos e atitudes, através da educação ambiental como conceito transversal aos diálogos familiares e a todas as disciplinas escolares.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS QUANTO AO ENVOLVIMENTO COM O  PROJETO

-     Socialização
-    Participação de todos durante as tarefas
-    Cumprir os combinados  para cada tarefa
-          Responsabilidade e compromisso ao executá-las
-          Oralidade
-          Expressividade
-          Linguagem coloquial e culta,  adequá-las ao momento e contexto oral e escrito
-          Criatividade
-          Reflexão e ação
-          Leitura de diversos gêneros textuais, bem com produzi-los.
-          Estudar o meio em que se vive,  conhecê-lo, agir sobre e preservá-lo.
-          Oferecer subsídios para argumentação, levantamento de hipóteses e conclusões baseadas na realidade que o insere como indivíduo, agindo com consciência sobre o meio.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM COM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS CURRICULARES DAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
-          Expressar oralmente e por escrito as ideias em contextos formais de interlocução, apropriados à faixa etária.
-          Compreender o espaço dos interlocutores na interação verbal e situar-se como um deles nesse espaço.
-          Ouvir com atenção, posicionando-se com autonomia, respeito e criticidade em situações de debate preservando a coerência na fala.
-          Expor seus conhecimentos através de relatos orais observando os contextos e sendo capaz de estabelecer negociações e acordos , fazendo uso de um maior nível de formalidade na língua oral.
-          Socializar as experiências de leitura entre pares e publicamente seja em seminários, atividades grupais e outras.
-          Identificar e distinguir, a partir da leitura, os elementos que organizam e estruturam diferentes tipos de texto.
-          Identificar e explicar o assunto e o núcleo temático do texto lido.
-          Comparar textos com o mesmo tema e/ou estrutura e suas diferentes abordagens.
-          Relacionar pontos de vista de diferentes autores sobre um mesmo tema/assunto.
-          Localizar informações contidas no texto lido, explicando-as.
-          Opinar sobre o texto lido, tendo por referência citações ao próprio texto e as outras leituras.
-          Compreender o uso de recursos expressivos intencionalmente registrados pelo autor (adjetivos, advérbios, conjunções, citações, comentários etc.).
- Produzir textos, de acordo com sua função, organização e estrutura,     pressupondo o  interlocutor: relatos, crônicas, contos, machetes, notícias, classificados, relatórios, comentários, currículos, poemas, bilhetes, cartas formais e informais, instrucionais.
-  Reescrever os  próprios textos, com orientação do professor, adequando-os ao gênero, aos seus objetivos e ao interlocutor, observando a coerência e a unidade textual, superar dificuldades com redundâncias, distribuindo-o de forma legível na folha de papel, corrigindo os desvios ortográficos, de pontuação, de paragrafação e de concordância verbal e nominal, ampliando o vocabulário, substituindo os elementos coesivos inadequados.
-   Pesquisar obras de escritores, priorizando os de sua preferência e aqueles que atendam ao assunto que se propuser abordar.



TEMAS ABORDADOS
-   Preservação do Meio Ambiente
-   Água no Planeta
-   Poluição do Ar
-   Poluição do Solo
-   Poluição Sonora e Visual
-          Reciclagem do lixo
-   Dengue
-   Transformação do lixo em objetos úteis
-    Sociedade sustentável

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

    Primeiro passo: Partir de um diagnóstico referente aos conhecimentos que os educandos têm sobre o meio em que vivem. A partir deste,  mobilizá-los de forma prazerosa a vir  agir sobre o meio e a perceber as relações existentes entre a ação do homem e o ambiente, partindo do que fora observado como conhecimento de cada grupo específico.

    Propor excursões pelos bairros do município como ponto de partida para mapeamento da região. Nesta etapa será possível, agendar entrevistas com moradores antigos para podermos estabelece comparações entre o passado e o presente. Surgindo então dois gêneros textuais como estudo de disciplinas, o relato de memória e a entrevista.

    Diante dos dados obtidos, discuti-los, enfatizando, então, o relato oral, o debate, a descrição através de registros do que fora observado, discutido e relevante.
    Partindo do ambiente escolar, contemplaremos como alvo inicial a questão do lixo, que é um ponto bastante observável e dramático em vários sentidos, devido à fala de conscientização e desperdício de folhas de cadernos de forma exuberante.
    Para tal envolvimento do assunto leremos vários textos que abordam a questão do lixo no planeta. Estes textos serão informativos de jornais, revistas e internet.  

   Discutiremos e então, perguntaremos o que poderíamos fazer para rever esta questão no ambiente escolar. Após ouvi-los, se não derem propostas as quais almejamos, proporemos a redução do lixo na escola, partindo de atitudes consideráveis e  positivas, como: Utilizar a folha descartada como rascunho, procurar ao máximo não retirar as folhas de caderno. Para maior apoio e fiscalização cooperativa entre todos criaremos o agente ambiental da classe, através da criação de um cartaz, onde a cada dia um educando será o agente e usará a medalha de agente, como objeto identificador,daquele que zelará para a turma obter o menos número de lixo produzido em cada dia, também ouvirá o motivo pelo qual chegará a hora de uma folha ser descartada e assim sucessivamente em cada dia.

   Para o sucesso desta proposta, será preciso contar com a colaboração de todos os envolvidos, inclusive auxiliares de serviço que assumirão o compromisso de anotar em um cartaz maior, a sala mais limpa do dia, para que no final do mês ela possa se destacar como a turma que mais defende o meio ambiente. (A intenção não é estabelecer uma competição, mas permitir que percebam que todas as turmas poderão ser vencedoras juntas se conseguirem alcançar o objetivo maior que é a preservação do meio  em que vivemos, contribuindo que menos árvores sejam destruídas para virar papel e a redução do lixo na escola, bem como a possibilidade das folhas usadas serem recicladas).

   Estando todos os adeptos e conscientes desta ação, o projeto expandirá para demais ambientes da escola, como: a criação dos agentes do intervalo, aqueles que contribuirão com o lixo no lixo, orientação sobre atos adequados em defesa do meio, desperdício de comida, etc. Depois agente do ônibus, agentes dos bairros, onde estes terão a missão de levar conhecimentos ambientais para o bairro que está inserido. E assim, alcançado o maior número de pessoas dispostas a tornarem-se também uns defensores ambientais, informados sobre as ações do homem, a necessidade de revê-las e perceber que todos nós fazemos parte do meio ambiente e que sem ele não há como sermos felizes. Construindo a longo prazo uma sociedade com sustentabilidade.

   Várias etapas ocorrerão, como: estudo mais detalhado sobre aspectos ambientais, dará relevância à necessidade de diminuir o uso de água na escola. Evitando o desperdício deste bem tão precioso. Para isso, observaremos contas de água, discutiremos o que poderá ser feito, estudaremos nas aulas de leitura textos diversos sobre este tema e outros, citados no conteúdo, como essenciais.

    Diversas dinâmicas serão utilizadas, como jogos cooperativos, com o intuito da união, vários textos serão produzidos, seminários... Enfim, os conteúdos curriculares que envolvem cada disciplina escolar. Sendo estes abordados de forma prazerosa e concreta como teatros, monólogos, repentes, excursões, pesquisas, comentários sobre o tema, resumo dos assuntos importantes. Ensaios, debates, filmagens, visita à Sabesp, história em quadrinhos, divulgação em outras salas de aula, visitas à fabricas que preocupam-se com a preservação do meio ambiente, Produção de móveis e objetos utilizando-se de materiais recicláveis, como os móveis que serão produzidos, através do uso de garrafas pet.  Informações à Comunidade através de panfletos, apresentações nas feiras educativas, desenvolvidas pelo município, gravação de jornal, entrevistas, slogans, anúncios publicitários, paródias, estudos sobre Frans Krajcberg.


PRODUTO FINAL

     Exposição dos sofás, pufes, cadeiras, almofadas, feitas com retalhos e sacos plásticos, confeccionados pelos educandos da escola, sob orientação dos professores envolvidos no projeto.
    Como tarefas de casa, além da divulgação dos conhecimentos adquiridos na escola sobre questões ambientais e tarefas cabíveis aos agentes, confeccionarão objetos, como enfeites, brinquedos, utilizando-se de materiais recicláveis, que antes do projeto eram vistos, simplesmente, como lixo. Também quanto à confecção dos móveis, distribuirão textos instrucionais, com o manual de instruções.
    Apresentação de peças teatrais: A natureza pede socorro, A gotinha d’água e A dengue chega ao sítio do pica-pau amarelo.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa,  Matemática,  Educação Física.

PÚBLICO ALVO

- 1ª momento: Alunos da escola
- 2ª momento: Familiares
- 3ª momento comunidade

RECURSOS FINANCEIROS

    Pesquisas, filmadora, som, microfone, panfletos, cartazes, fotos e revelação, auxílio dos professores (todos da escola), transporte, autorizações, sulfites, arrecadação de garrafas pet, retalhos de tecidos sacolas plásticas e outros materiais escolhidos pelos educandos nas tarefas de casa, solicitação do poliesportivo...

DURAÇÃO

Longo prazo, ano letivo expandido seus resultados para anos posteriores.


AUTORIA DO PROJETO

Marisa Aparecida de Souza Oliveira

PARTICIPAÇÂO EFETIVA
Maira Teixeira  Valente
Ana Maria Tavela Oliveira

Ps. Todos os professores que se interessarem pelo projeto serão bem-vindos .


AVALIAÇÃO

    Acontecerá ao percebermos que de uma a uma as pessoas começarão a  se conscientizar e transmitir para outras as informações necessárias. Além da avaliação que acontecerá ao final de cada tarefa executada, não sendo esta somente escrita, mas de diferentes formas, como: Diagnóstica, oral, grupal, auto-avaliação, coletiva, sempre voltada aos combinados pelo grupo, antes da realização de cada tarefa a ser executada, isto referente ao projeto. Outro tipo de avaliação voltar-se-á aos conteúdos curriculares de cada disciplina envolvida.
    Assim que conseguirmos multiplicar estas idéias com escolas em que atuamos em outras cidades, realizando uma interação entre grupos, mais uma forma de multiplicação. O projeto tem como objetivo balizador a coleta seletiva para a reciclagem, modelo inteligente de transformar materiais usados em materiais novos que podem ou não, ser iguais aos originais e com isso contribuir para o crescimento de uma cadeia, que são a educação ambiental e a destinação do lixo, de modo que se possa gerar benefícios sociais a catadores e cooperativas de lixo da comunidade .
BIBLIOGRAFIA
 Livros diversos, revistas, recortes de jornais, textos diversos argumentativos e informativos retirados de fontes diversas, Internet e troca de materiais  com alunos de outra escola.
CONCLUSÃO
“O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

     Tanto a família como a escola tem a responsabilidade hoje de participar da construção destes valores básicos da consciência cidadã da criança, para que ela no futuro tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável da Terra. O melhor caminho a trilhar por nossa geração é FAZER DO LAR UM EXEMPLO E DA ESCOLA UM CENTRO DE MUDANÇA DE VALORES, HÁBITOS E ATITUDES através da educação ambiental como conceito transversal aos diálogos familiares e a todas as disciplinas escolares.
Bibliografias
portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf
www.cenedcursos.com.br/textos-sobre-meio-ambiente.html - 89k
www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-na-educacao-infantil-reducao-reutilizacao-e-reciclag... - 73k -
www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp - 44k



Cartaz de controle

Em contato com  a natureza
Seminário e apresentações

Produção
Reflexões
Teatro A natureza pede socorro
Minha amiga, ex-aluna Bruna, idealizadora deste Blog. É por isso que digo:" Professor não é quem ensina, mas quem de repente aprende" autor Guimarães Rosa
A dengua chega ao Sítio do Picapau amarelo


Confecção a todo vapor
Teatro A gotinha d'água
A colcha do sofá -Sobras de tecido
Confecção de almofadas, com enchimento de sacolas plásticas
Amigas professoras, que ajudaram muito em tudo. Idealizadoras do projeto.
Minhas amigas de verdade.
A poltrona
Marisa, eu, e alguns dos alunos


Supervisora do Ensino, Maria Cecília que nos deu muito apoio.

Produção de texto instrucional - Manual de instruções.
Como fazer móveis com garrafa pet.

Este projeto também foi desenvolvido na outra escola em que trabalho, SESI 364, com muito sucesso também.


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