Projeto Magias e mistérios da Leitura,
somado à sequência: Quem conta um conto
Conteúdos
Sequência
didática: Quem conta um conto... Cap. 8 do material didático: Movimento do
aprender / Rede: SESI-SP
Gênero
conto e subgêneros
Pontuação/
Paragrafação
Tempo
verbasl...
Expectativas de aprendizagem
- Identificar e distinguir os recursos que
organizam e estruturam diferentes gêneros de textos, tanto na oralidade
quanto na escrita, analisando a organização textual, o contexto de
produção e aspectos linguísto-discursivos dos mesmos: anúncio
publicitário, canção, carta de solicitação, carta do leitor, cartum,
charge, coluna, conto fantástico,
crônica jornalística, debate regrado, dissertação escolar, editorial,
notícias, perfil, poema, regimentos, relato de viagem, reportagens,
resenha, romance, seminário, tirinhas, trailer, entre outros.
·
Expor conhecimentos por meio da oralidade,
observando os contextos de produção e considerando os níveis de maior ou menor
grau de formalidade.
- Localizar informações explícitas e implícitas
contidas no texto em estudo,
explicando-as.
- Observar, refletir, reconhecer e aplicar as
marcas linguísticas que compõem o gênero textual em estudo.
- Pesquisar, analisar e comparar informações,
obras, autores e temas obtidos em diferentes fontes
- Produzir textos considerando o gênero textual em
estudo, de acordo com sua função, organização textual e aspectos
linguístico-discursivos, pressupondo o enunciador, o interlocutor e os
meios de circulação, utilizando também os recursos coesivos da oralidade e
da escrita.
- Reconhecer e compreender as relações de
dependência entre as orações, aplicando-as aos processos de produção
textual e de retextualização.
- Retextualizar os próprios textos, com orientação
do professor, adequando-os aos gêneros orais e/ ou escritos e ao contexto
de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a
interação), observando a coerência e a unidade textual.
- Socializar, oralmente e/ ou por escrito, as
experiências de leitura de formas diversificadas.
Objetivos
Diagnosticar e
revisar e ampliar o aprendizado do gênero conto, bem como a possibilidade de
produção textual,de acordo com as características e contexto textual e
linguístico.
Estudar as
relações de dependência entre as orações, aplicando-as aos processos de
produção textual e retextualização.
Socializar as
experiências, tornando os educandos criadores de suas próprias ações, a partir
de um elemento chave.
Desenvolvimento
Roda de
conversa - Conversei com os alunos sobre o gênero conto,
o que sabem, como acontecem, quem lembra de um para nos contar,...Prossegui
ouvindo-os e aguçando a curiosidade e a expressão oral.
Atividade 1 - Depois apresentando a eles alguns exemplos de
contos, envolvendo os subgêneros: fadas,
maravilhoso e o fantástico. Bem como fichas com as características de cada um
deles, porém misturadas para que em grupo, lessem, classificassem quanto ao
gênero e separassem as características de cada
tipo de texto.
Atividade 2 - Após os grupos tiveram de relatar o resultado do trabalho realizado,
justificando suas classificações.
Atividade
3 - Para casa, solicitei que pesquisassem mais exemplos destes subgêneros.
Atividade 4 - Em sala, os alunos leram
mais alguns, reforçarcei as características e elementos linguísticos que os
compõem, e elaboremos cartazes com os
elementos essenciais a classificação de cada um dos subgêneros.
Atividade 5 - Continuando, trabalhei com o paradidático:
História meio ao contrário,com uns jogos cooperativos, separando os capítulos
em fichas ilustrativas misturadas, onde os educandos, em grupos, elaboraram uma narrativa, seguindo a sequência,
que julgaram mais apropriadas, para compor os aspectos temporais do gênero. Aproveitei
para relembrar tempos verbais, elementos
da narrativa.
Atividade 6
-
Em seguida propus a apresentação da sequência ilustrativa e a história
escrita. Tal trabalho visou focar a revisão de paragrafação e pontuação, devido
aos alunos que ainda apresentavam dificuldades
nestes aspectos.
Atividades 7 - Concluídas, parti para a
correção e refacção.
Atividade 8
– Solicitei a retextualização e reescrita
e a transformando da narrativa em um livro que foi socializado com os alunos
dos anos iniciais, em período oposto, com atividades de socialização da leitura,
enriquecendo o produto final desta sequência.
Atividade 9 - Continuiando,
priorizei os contos fantásticos, conversando com os alunos sobre os
acontecimentos impossíveis no cotidiano deles , porém possíveis nos textos, em
filmes. A união e convivência com vampiros, lobos, dragões, o supra-real,
trazido em termos claros e normais. Utilizei trechos de livros e filmes para
visualizar tais características.
Atividade
10 - Parti para questões de desafio.
Colocando o educando em situações supra-reais, retiradas de trechos, conforme
atividade anterior, e também criado pelo educando. O objetivo, foi expor o
educando a desafios, criar novas situações e solucioná-las.
Atividade 11 - Refletindo
sobre fatos fantásticos, lemos o conto fantástico: Boquinha da Noite de
Jair Vitória, refletindo sobre os acontecimentos fantásticos da vida do
protagonista... Chegando na produção individual e inicial de um texto
Fantástico, para checagem diagnóstica, e o entendimento diante das atividades
mobilizadoras ocorridas. Tal produção serviu como norteadora das dificuldades a
serem sanadas.
Atividade 12
– Propus atividades com elementos de
estruturação, discurso direto, indireto e pontuação. Inferências, sinonímia,
variação linguística.
Atividade
13 - Revisei o gênero teatro e sua estrutura,
ocorrendo a Transformação do conto em
peça teatral.
Atividade 14 - Li o conto: “O Ex-mágico da Taberna Minhota”
instigando a participação e notificação de acontecimentos prévios à leitura,
assim ocorrendo por parte dos educandos a inferência e a interação.
Socializemos as impressões que tiveram, sentiram, opiniões... Solicitei a
leitura silenciosa do conto.
Atividade 15
- Para casa, indiquei sites de pesquisa para
conhecimentos sobre o autor. (Diante das possibilidades, o LIE, foi utilizado
também).
Atividade 16
- Utilizei as atividades do modelo
organizativo sobre conto fantástico do FORMAPROF., que esmiúça o gênero e seus
elementos linguísticos.
Atividade 17
- A
Compreensão leitora do texto, deu-se com a leitura do conto: Casa
tomada, de Júlio Cortazar. Solicitei uma pesquisa sobre o autor e suas obras no
LIE.
Atividade 18 - Para leitura do texto, mobilizei com o título
na lousa e a participação da turma, sobre as impressões prévias que o título
sugeriu. Em seguida, solicitei que lessem o conto e confirmassem as suas
hipóteses.
Atividade 19 - Atentei a relação do conto com os aspectos do
contexto de produção, vivencia do autor, contexto histórico do período.
Atividade 20
- Partimos para a comparação entre
textos, sistematização das
características.
Atividade 21 - Em atividades gramaticais, foquei, neste
momento as conjunções e suas ideias e funcionalidade expressas nas orações.
Retomei sujeito e predicado, predicativo do sujeito e objeto, presentes no
texto, adjuntos adnominais e adverbiais, refletindo sobre o uso dos mesmos.
Atividade 22 - Socialização: Solicitei que os alunos perguntassem
aos familiares sobre contos fantásticos e que recontassem em sala.
§
Atentei-os a não
utilizarem marcas de variação linguística, Não interrompessem a história
falando ahn;
§
Não usarem né? Nem as expressões aí ou daí, substituindo-as por outras equivalentes, como em seguida, mais tarde, tempos depois, por
causa disso, por consequência etc.
§
Utilizarem nomes
e verbos no plural, quando necessário, etc.
Isso foi válido também ao contarem contos para os
alunos dos anos iniciais.
Atividade 23 - Problematização: Solicitei que os alunos
pesquisassem sobre as Orações subordinadas adverbiais. Estudando as mesmas,
interagindo e refletindo no texto.
Atividade
24 – Propus que desenvolvessem
jogos, dinâmicas, teatros para que
mobilizassem os educandos,
durantes as atividades do projeto magias e mistérios da leitura.
Atividade25 – Avaliação das atividades programadas pelos grupos
durante a execução do contar e incentivar a leitura . Propus que apresentassem
em sala para que eu pudesse avaliar e juntos trocarmos idéias para o melhor
desempenho do trabalho.
Atividade
26 – Após autoavaliação, os
educandos retextualizaram e reescreveram o conto fantástico inicial.
Considerações
finais - Em todas as atividades, os educandos
participaram com afinco e entusiasmo. As socializações com as séries iniciais,
motivou muito os protagonistas desta ação e também os participantes. Assim,que
iniciou este ano letivo, os professores das séries iniciais, já propuseram que
o projeto continue.
É um projeto pertinente a todas as séries, a partir
do 8º ano, podendo estender-se até o médio, claro que sendo adaptada com as
turmas. Desenvolvi parte delas com o 1º ano do E. Médio, na semana do dia das
crianças, obtendo um ótimo resultado.
Em 2010, o projeto: Magias e Mistérios da Leitura,
foi enriquecido com a lata do poeta, conforme a sequência: A interpretação de
textos poéticos, quem ousa arriscar?
Elaborei um roteiro de avaliação ao professor da
tarde para avaliar o trabalho desenvolvido, contando com o item, sugestões para
uma próxima oportunidade e em que devo melhor. Posteriormente, junto de cada
equipe, refletimos sobre tal instrumento avaliativo.
Trabalho
com Paradidático
Para
leitura: Motivei-os apresentando alguns livros para que lessem em grupo e desenvolvesse
a ampliação o domínio leitor.
Contos:
Na mira do
vampiro- Lopes dos Santos
O casebre do
Fantasma – Luci Guimarães Watanabe
Encontro à
meia-noite – Liliana Iacocca
Bibliografias
Movimento do aprender / Rede: SESI-SP. Quem conta um conto - Capítulo 8 do 8º ano e
Muitos Textos.
LACOCCA, Liliana. Encontro
à meia-noite
SANTOS, Lopes dos.Na mira do vampiro
Watanabe, Luci Guimarães. O casebre do Fantasma.
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