terça-feira, 27 de março de 2012

Fotos do Projeto Magias e Mistérios da Leitura



Projeto Magias e mistérios da Leitura, somado à sequência: Quem conta um conto
Conteúdos
Sequência didática: Quem conta um conto... Cap. 8 do material didático: Movimento do aprender /  Rede: SESI-SP
Gênero conto e subgêneros
Pontuação/ Paragrafação
Tempo verbasl...
   
Expectativas de aprendizagem
  • Identificar e distinguir os recursos que organizam e estruturam diferentes gêneros de textos, tanto na oralidade quanto na escrita, analisando a organização textual, o contexto de produção e aspectos linguísto-discursivos dos mesmos: anúncio publicitário, canção, carta de solicitação, carta do leitor, cartum, charge, coluna, conto fantástico, crônica jornalística, debate regrado, dissertação escolar, editorial, notícias, perfil, poema, regimentos, relato de viagem, reportagens, resenha, romance, seminário, tirinhas, trailer, entre outros.
·        Expor conhecimentos por meio da oralidade, observando os contextos de produção e considerando os níveis de maior ou menor grau de formalidade.
  • Localizar informações explícitas e implícitas contidas no texto em estudo,                    
      explicando-as.
  • Observar, refletir, reconhecer e aplicar as marcas linguísticas que compõem o gênero textual em estudo.
  • Pesquisar, analisar e comparar informações, obras, autores e temas obtidos em diferentes fontes
  • Produzir textos considerando o gênero textual em estudo, de acordo com sua função, organização textual e aspectos linguístico-discursivos, pressupondo o enunciador, o interlocutor e os meios de circulação, utilizando também os recursos coesivos da oralidade e da escrita.
  • Reconhecer e compreender as relações de dependência entre as orações, aplicando-as aos processos de produção textual e de retextualização.
  • Retextualizar os próprios textos, com orientação do professor, adequando-os aos gêneros orais e/ ou escritos e ao contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação), observando a coerência e a unidade textual.
  • Socializar, oralmente e/ ou por escrito, as experiências de leitura de formas diversificadas.

Objetivos
Diagnosticar e revisar e ampliar o aprendizado do gênero conto, bem como a possibilidade de produção textual,de acordo com as características e contexto textual e linguístico.
Estudar as relações de dependência entre as orações, aplicando-as aos processos de produção textual e retextualização.
Socializar as experiências, tornando os educandos criadores de suas próprias ações, a partir de um elemento chave.


Desenvolvimento
 Roda de conversa - Conversei com os alunos sobre o gênero conto, o que sabem, como acontecem, quem lembra de um para nos contar,...Prossegui ouvindo-os e aguçando a curiosidade e a expressão oral.
 Atividade 1 -  Depois apresentando a eles alguns exemplos de contos, envolvendo os subgêneros:  fadas, maravilhoso e o fantástico. Bem como fichas com as características de cada um deles, porém misturadas para que em grupo, lessem, classificassem quanto ao gênero e separassem as características de cada  tipo de texto.
 Atividade 2 -  Após os grupos tiveram  de relatar o resultado do trabalho realizado, justificando suas classificações.
 Atividade 3 - Para casa, solicitei que pesquisassem mais exemplos destes subgêneros.
  Atividade 4 - Em sala, os alunos leram mais alguns, reforçarcei as características e elementos linguísticos que os compõem, e elaboremos  cartazes com os elementos essenciais a classificação de cada um dos subgêneros.

 Atividade 5 -  Continuando, trabalhei com o paradidático: História meio ao contrário,com uns jogos cooperativos, separando os capítulos em fichas ilustrativas misturadas, onde os educandos, em grupos,  elaboraram uma narrativa, seguindo a sequência, que julgaram mais apropriadas, para compor os aspectos temporais do gênero. Aproveitei para relembrar  tempos verbais, elementos da narrativa.

Atividade 6 -  Em seguida propus a apresentação da sequência ilustrativa e a história escrita. Tal trabalho visou focar a revisão de paragrafação e pontuação, devido aos alunos que ainda apresentavam dificuldades  nestes aspectos.

 Atividades 7 - Concluídas, parti para a correção e refacção.
Atividade 8 – Solicitei a  retextualização e reescrita e a  transformando da narrativa  em um livro que foi socializado com os alunos dos anos iniciais, em período oposto, com atividades de socialização da leitura, enriquecendo o produto final desta sequência.

Atividade 9 -   Continuiando, priorizei os contos fantásticos, conversando com os alunos sobre os acontecimentos impossíveis no cotidiano deles , porém possíveis nos textos, em filmes. A união e convivência com vampiros, lobos, dragões, o supra-real, trazido em termos claros e normais. Utilizei trechos de livros e filmes para visualizar tais características.

Atividade 10 - Parti para questões de desafio. Colocando o educando em situações supra-reais, retiradas de trechos, conforme atividade anterior, e também criado pelo educando. O objetivo, foi expor o educando a desafios, criar novas situações e solucioná-las.

 Atividade 11 -   Refletindo  sobre fatos fantásticos, lemos o conto fantástico: Boquinha da Noite de Jair Vitória, refletindo sobre os acontecimentos fantásticos da vida do protagonista... Chegando na produção individual e inicial de um texto Fantástico, para checagem diagnóstica, e o entendimento diante das atividades mobilizadoras ocorridas. Tal produção serviu como norteadora das dificuldades a serem sanadas.

Atividade 12 – Propus atividades com elementos de estruturação, discurso direto, indireto e pontuação. Inferências, sinonímia, variação linguística.

Atividade 13 -  Revisei o gênero teatro e sua estrutura, ocorrendo a Transformação do  conto em peça teatral.

 Atividade 14 -  Li o conto: “O Ex-mágico da Taberna Minhota” instigando a participação e notificação de acontecimentos prévios à leitura, assim ocorrendo por parte dos educandos a inferência e a interação. Socializemos as impressões que tiveram, sentiram, opiniões... Solicitei a leitura  silenciosa do conto.

Atividade 15 -   Para casa, indiquei sites de pesquisa para conhecimentos sobre o autor. (Diante das possibilidades, o LIE, foi utilizado também).

Atividade 16 - Utilizei as atividades do modelo organizativo sobre conto fantástico do FORMAPROF., que esmiúça o gênero e seus elementos linguísticos.

Atividade 17 - A  Compreensão leitora do texto, deu-se com a leitura do conto: Casa tomada, de Júlio Cortazar. Solicitei uma pesquisa sobre o autor e suas obras no LIE.

 Atividade 18 -  Para leitura do texto, mobilizei com o título na lousa e a participação da turma, sobre as impressões prévias que o título sugeriu. Em seguida, solicitei que lessem o conto e confirmassem as suas hipóteses.
 Atividade 19 -  Atentei a relação do conto com os aspectos do contexto de produção, vivencia do autor, contexto histórico do período.
 
Atividade 20 - Partimos para a comparação entre textos,  sistematização das características.

 Atividade 21 -  Em atividades gramaticais, foquei, neste momento as conjunções e suas ideias e funcionalidade expressas nas orações. Retomei sujeito e predicado, predicativo do sujeito e objeto, presentes no texto, adjuntos adnominais e adverbiais, refletindo sobre o uso dos mesmos.

Atividade 22 - Socialização: Solicitei que os alunos perguntassem aos familiares sobre contos fantásticos e que recontassem em sala.
§         Atentei-os a não utilizarem marcas de variação linguística, Não interrompessem a história falando ahn;
§         Não usarem ? Nem as expressões ou daí, substituindo-as por outras equivalentes, como em seguida, mais tarde, tempos depois, por causa disso, por consequência etc.
§         Utilizarem nomes e verbos no plural, quando necessário, etc.

Isso foi válido também ao contarem contos para os alunos dos anos iniciais.

Atividade 23  -  Problematização: Solicitei que os alunos pesquisassem sobre as Orações subordinadas adverbiais. Estudando as mesmas, interagindo e refletindo no texto.
  
Atividade 24 – Propus que desenvolvessem jogos, dinâmicas, teatros para que  mobilizassem os educandos,  durantes as atividades do projeto magias e mistérios da leitura.
  
Atividade25 – Avaliação das atividades programadas pelos grupos durante a execução do contar e incentivar a leitura . Propus que apresentassem em sala para que eu pudesse avaliar e juntos trocarmos idéias para o melhor desempenho do trabalho.
 
Atividade 26 – Após autoavaliação, os educandos retextualizaram e reescreveram  o conto fantástico inicial.

Considerações finais -  Em todas as atividades, os educandos participaram com afinco e entusiasmo. As socializações com as séries iniciais, motivou muito os protagonistas desta ação e também os participantes. Assim,que iniciou este ano letivo, os professores das séries iniciais, já propuseram que o projeto continue.
É um projeto pertinente a todas as séries, a partir do 8º ano, podendo estender-se até o médio, claro que sendo adaptada com as turmas. Desenvolvi parte delas com o 1º ano do E. Médio, na semana do dia das crianças, obtendo um ótimo resultado.
Em 2010, o projeto: Magias e Mistérios da Leitura, foi enriquecido com a lata do poeta, conforme a sequência: A interpretação de textos poéticos, quem ousa arriscar?
Elaborei um roteiro de avaliação ao professor da tarde para avaliar o trabalho desenvolvido, contando com o item, sugestões para uma próxima oportunidade e em que devo melhor. Posteriormente, junto de cada equipe, refletimos sobre tal instrumento avaliativo.


Trabalho com Paradidático

   Para leitura: Motivei-os apresentando alguns livros para que lessem em grupo e desenvolvesse a ampliação o domínio leitor.
   Contos:
   Na mira do vampiro- Lopes dos Santos
   O casebre do Fantasma – Luci Guimarães Watanabe
   Encontro à meia-noite – Liliana Iacocca

Bibliografias

Movimento do aprender /  Rede: SESI-SP.  Quem conta um conto - Capítulo 8 do 8º ano e Muitos Textos.
 FORMAPROF da REDE SESI  - Contos

LACOCCA, Liliana. Encontro à meia-noite

SANTOS, Lopes dos.Na mira do vampiro

Watanabe, Luci Guimarães. O casebre do Fantasma.







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