PROJETO : Viver bem
Justificativa
“O problema é que não ter uma vida saudável pode acarretar inúmeras doenças e problemas como indisposição, estresse e alta irritabilidade. Mas o que fazer se a situação que vivemos hoje é exatamente esta? O primeiro passo é tentar levar uma vida mais saudável, não só física, como também, espiritualmente. Fazer exercícios físicos, meditar, relaxar, não levar tão a sério os obstáculos que aparecem ao longo dos dias e tentar manter o pensamento positivo ajudam, não só a viver com mais tranqüilidade e sem doenças, como também reflete na beleza da pele, dos cabelos e no bem-estar do organismo em geral.
Considerando os dados acima, acreditamos que o pontapé inicial será dado com este projeto, para que tais conquistas esperadas sejam alcançadas pelas crianças de nossa escola. A fim de que, desde cedo, insiram em seu desenvolvimento hábitos saudáveis, através do conhecimento, o cuidado com o próprio corpo, ao valorizar a si próprio, e assim tornarem multiplicadores destes conhecimentos e possam difundi-los entre seus familiares”.
OBJETIVOS GERAIS
O importante é tentar mudar o estilo de vida aos poucos e incorporar ao cotidiano hábitos saudáveis e rituais prazerosos e estimulantes, que façam bem para cada educando e para seus familiares.
Relacionar-se bem com as pessoas à sua volta. Manter as relações humanas com positividade.
Vir a ter autonomia com o decorrer do projeto, para escolher as atividades com quais mais se identifica e se concentrar plenamente nela.
Promover práticas alimentares e estilos de vida mais saudáveis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Identificar, em situações de leitura, os recursos gráficos, lingüísticos e expresssivos de textos com determinada função social.
Ouvir com atenção, posicionando-se com autonomia, respeito e criticidade em situações de debate preservando a coerência na fala.
- Socializar as experiências de leitura entre pares e publicamente seja em seminários, atividades grupais e outras.
- Identificar e distinguir, a partir da leitura, os elementos que organizam e estruturam diferentes tipos de textos .
- Identificar e explicar o assunto e o núcleo temático do texto lido.
- Comparar textos com o mesmo tema e/ou estrutura e suas diferentes abordagens.
- Relacionar pontos de vista de diferentes autores sobre um mesmo tema/assunto.
- Localizar informações contidas no texto lido, explicando-as.
Produzir textos, de acordo com sua função, organização e estrutura,
Reescrever os próprios textos, com orientação do professor, adequando-os ao gênero, aos seus objetivos e ao interlocutor, observando a coerência e a unidade textual, superar dificuldades com redundâncias, distribuindo-o de forma legível na folha de papel, corrigindo os desvios ortográficos, de pontuação, de paragrafação e de concordância verbal e nominal, ampliando o vocabulário, substituindo os elementos coesivos inadequados.
CONTEÚDOS
Leitura de cartilhas informativas sobre o tema abordado: Prazer de estar bem focando a conquista de uma vida saudável.
Entendimento dos textos lidos
Debates
Proposta de produção de textos informativos sobre o tema viver bem, cuidar de si mesmo ( escrita com esquema)- elaboração de um artigo informativo para o jornal .
Proposta de elaboração de panfletos, testes, folhetos explicativos e de incentivo à prática de exercícios físicos, busca de uma alimentação saudável, orientações sobre alimentação na adolescência, vida adulta e 3ª idade.
Divulgação do projeto na Feira do Meio ambiente e da Saúde, que ocorrerá no município.
Distribuição destes textos informativos.
Palestra com nutricionista.
Elaboração de questões essenciais ao conhecimento adquiridos com a cartilha.
Aula prática: Alimentação saudável: Elaboração de salada de frutas e lanche natural, em dia específico a ocorrer com cada sala envolvida com o projeto.
Produção de livro de receitas que reúnam receitas light para ser distribuído à familiares e população.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Incentivo ao tema através dos conhecimentos prévios sobre o assunto alimentação e prática de esportes. Sondagem dos conhecimentos e hábitos já adquiridos pelo grupo.
Proposta de leitura da cartilha educativa, chamando a atenção para uma análise da capa, leitura prévia, através da imaginação do que possa vir a ter como assunto no texto, somado a curiosidade e incentivo.
Efetuação da leitura, atentando para os temas mais relevantes. Leitura compartilhada através de discussões sobre as informações lidas e adquiridas.
Busca de mais informações em revistas. Atentando-se para que a idéia inicial do projeto não seja conturbada e não confundam hábitos saudáveis com dietas de emagrecimento trazidas em revistas de beleza.
Proposta de produção: O aluno colocar-se-á no lugar de nutricionista e escreverá para uma jornal (Faz de conta), orientando os leitores a adquirir hábitos saudáveis, argumentando sobre aspectos positivos da alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, mas também, negativos da vida sedentária e a não realização de uma alimentação adequada.
Reescrita dos textos, após correção.
Elaboração de gincanas educativas para incentivar o prazer de realizar exercícios físicos diariamente, junto a outros, estabelecendo coleguismo e laços de amizade entre grupos, seja em competições ou não.
Escolha dos melhores textos para divulgação no jornal da cidade.
Convite à nutricionista da educação para palestra.
Elaboração individual e grupal sobre os temas tratados na cartilha em estudo, a fim de informar a população no evento em questão. Baseando em diversos gêneros de texto, entre eles, o anúncio publicitário, o teste, que envolverá a população a testar seus hábitos, e atentar para mudanças.
Após estudos e conhecimentos adquiridos, somados às expectativas traçadas, proporemos a elaboração prática de salada de frutas e lanche natural na escola, feitos pelos próprios educandos com orientação de professores e nutricionista.
E como produto final, a elaboração de um livreto de receitas light.
RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS
Xérox
Sulfites
Lápis colorido
Banners para uso na feira, a fim de divulgar as etapas do projeto
Revelação de fotos
Compra de ingredientes às aulas práticas de culinária citadas.
PROFESSORAS ENVOLVIDAS
Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Elaine Almeida Constante
Maira Teixeira Valente
PÚBLICO ALVO
1º momento - Alunos das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental
2º momento - Familiares
3º momento – Apreciadores da feira de saúde E MEIO AMBIENTE
AVALIAÇÃO
Estarão relacionadas ao atendimento dos objetivos traçados, que contemplam as expectativas de aprendizagens das disciplinas envolvidas. Somadas às justificativas para elaboração das intervenções relatadas, cujo foco principal é a mudança de hábitos, visando o bem estar de nossos educandos, na busca da conquista de uma vida saudável com o prazer de estar bem e sua divulgação, agindo como multiplicadores.
CONCLUSÃO
"O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida... negar este direito é, antes de mais nada, negar a primeira condição para a cidadania, que é a própria vida".
Trecho retirado do Relatório do Brasil para a Cúpula Mundial de Alimentação, em Roma, no ano de 1994, verifica-se que a preocupação com a alimentação não é recente.
BILIOGRAFIAS
Programa Prazer de estar – 2006 SESI/SENAI
Organização Mundial de saúde
agitagalera.edunet.sp.gov.br/subpages/Acoes_permanentes_2006.html - 164k
www.sesisp.org.br/home/2006/news/news.asp?cdgn=354 - 23k
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