Autora: Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Centro Educacional SESI – 364 de Bragança Paulista
5ª série do Ensino Fundamental de 8 anos -2009 – Disciplina: Língua Portuguesa
Resumo da Sequência Didática – No fundo dos teus olhos
Este livro permite uma reflexão sobre os diferentes meios de vida, e a luta pelo pão de cada dia. Permitindo que os educandos vejam a realidade de uma outra forma.
Trabalhei com os educandos de 5ª série e obtive um ótimo resultado. Como produto final a escrita de um livro por aluno: No fundo dos teus olhos II. Nele os educandos deram continuidade à história de Aílton, personagem principal desta obra de Giselda Laporta Nicolélis. As produções ficaram tão boas que enviamos uma mostra à autora e recebemos elogios, uma carta muito carinhosa e um livro de presente.
Expectativas de aprendizagem
- Localizar informações explícitas e implícitas contidas no texto em estudo, explicando-as.
- Observar, refletir, reconhecer e aplicar as marcas linguísticas que compõem o gênero textual em estudo.
- Estabelecer diferenças e semelhanças entre a língua oral e a escrita.
- Identificar e utilizar as convenções externas ao sistema de representação da língua escrita (segmentação das palavras e frases, maiúsculas, parágrafo, escrita correta das palavras, inclusive acentuação, pontuação – ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, dois-pontos, travessão e reticências – e marcas de discurso direto).
- Produzir textos considerando o gênero textual em estudo, de acordo com sua função, organização textual e aspectos linguístico-discursivos, pressupondo o enunciador, o interlocutor e os meios de circulação, utilizando também os recursos coesivos da oralidade e da escrita.
- Retextualizar os próprios textos, com orientação do professor, adequando-os aos gêneros orais e/ ou escritos e ao contexto de produção (interlocutores, finalidade, lugar e momento em que se dá a interação), observando a coerência e a unidade textual.
- Socializar, oralmente e/ ou por escrito, as experiências de leitura de formas diversificadas.
Conteúdos : Leitura e Produção de livro – Gênero: conto social, biografia.
Metodologias/ Desenvolvimento das atividades
Roda de Conversa – Para introdução da sequência didática, selecionei Textos que abordavam as notícias do momento, relacionadas ao meio de vida das pessoas, violência. Em seguida questionei-os sobre o modo de vida que levavam, se estavam felizes, etc.
Após ouvi-los apresentei a eles Aílton, através de uma imagem do paradidático.
Propus a leitura para que conhecessem a vida que o protagonista levava.
Fazendo relações com o mundo em que vivemos e as diferenças de classes sociais, fazendo uma retrospectiva do passado, verificando os motivos, que levaram as diferenças de classes. Abordamos o Capitalismo.
Observamos imagens sobre o Rio de Janeiro, comparando os contrastes existentes e o que a TV insiste em mostrar sobre a cidade maravilhosa.
Refletimos também sobre os discursos políticos existentes, que focalizam sempre o oferecimento de uma vida melhor as classes mais baixas, ficando somente em promessas não cumpridas.
Pesquisamos o papel de um vereador e cada aluno escreveu uma carta (fictícia) a população, informando sobre o verdadeiro papel de um vereador, a fim de que possa conhecer seu verdadeiro papel, para o povo não ser mais ludibriado, com falsas promessas.
Propus, a escrita de No fundo dos teus olhos II, primeiramente, produção inicial, em capítulos, que fora retextualizada, posteriormente, após diagnosticar, a necessidade de trabalhar concordância e pontuação, para sanar os problemas apresentados no texto.
Trabalhei com eles, leitura de diversas biografias, focando o contexto de produção do gênero. Depois propus a elaboração da biografia dos autores do livro entre outros elementos essenciais a confecção de um livro.
Por fim, confeccionamos o livro e enviamos uma mostra à autora.
Vejam a carta recebida da autora: Giselda Laporta Nicolélis
O livro que ganhamos da autora
Maravilhoso trabalho!
ResponderExcluir