quinta-feira, 8 de março de 2012

Projeto Diga não às Drogas

Projeto: Diga não as drogas
Ponto de partida:  A vida por um fio – Álvaro Cardoso Gomes
Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências
Elaboração: Professora Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Participação: Denise Molina
Justificativa
 Abordar um tema que exige, cada vez com maior eloquência, a atenção e a atuação do conjunto da sociedade: o assunto das drogas.
Apontar  uma linha de intervenção da escola sobre o assunto, a partir de uma ampla mobilização interdisciplinar e do diálogo aberto e honesto com os jovens.
É fundamental, que o tema das drogas faça parte do projeto pedagógico da escola e seja discutido com a direção, o corpo docente e a equipe técnica. "Dessa forma, ações complementares das diversas áreas e trabalhos interdisciplinares podem ser empreendidos."
Proposta
 Desenvolver, no âmbito da escola, um trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas, que dialogue, faça sentido para os alunos. "Não podemos ser simplistas, moralistas, terroristas nem repressivos, sob pena de não chegarmos a lugar nenhum" ( Egypto). "Saber o que não fazer já ajuda muito." E conclui: "São grandes as possibilidades de atuação. É grande o desafio. Se formos capazes de enfrentá-lo coletivamente no cotidiano escolar, poderemos ajudar os adolescentes a refletir e se posicionar criticamente diante da complexa questão das drogas, fazendo escolhas conscientes e que promovam a vida".
Objetivos Gerais
 Desenvolver um processo criativo, participativo e contextualizado a fim de legitimar práticas e relações que produzam avanços administrativos e pedagógicos;
Construir e Reconstruir o conhecimento alicerçado nos valores éticos de liberdade, solidariedade e respeito mútuo;
Possibilitar o prosseguimento dos estudos pelo domínio dos princípios científicos, tecnológicos e formas contemporâneas de Linguagem;
Adquirir conhecimentos básicos essenciais;
Formar hábitos e atitudes;
Desenvolver auto-estima e auto-confiança.   
     Realizar prevenção do uso de drogas na escola, promovendo a saúde do   adolescente, para que isso se concretize, elaboraram-se alguns objetivos específicos que serão aqui apresentados:
Objetivos de Ciências
     - Alertar os alunos sobre os riscos do uso de psicotrópicos                                               
      - Analisar criticamente os problemas do consumo de drogas entre os jovens.
- Enfatizar a importância da saúde e principalmente do cérebro na vida escolar;
- Propiciar debates sobre o uso de bebidas por menores e idade (nas festas), comentando sobre a enzima aldeído-desidrogenase e seu efeito no uso do etanol por jovens.
- Motivar os alunos a pensarem em suas metas de vida, estimulando-os a mapearem sua rede social e seus objetivos (fazer faculdade, ter um bom emprego e/ou uma família);

Objetivos: Língua Portuguesa

Mobilizar os educandos, a realizar a leitura do paradidático: A vida por um fio – Álvaro Cardoso Gomes.
Retextualizar o enredo, transformando-o em peça teatral (Gênero Dramático).
Contar oralmente, o enredo, a fim de verificar cumprimento de meta de leitura.
- Organizar um Sarau, abordar o gênero dramático, suas características e contexto de produção, selecionar peças teatrais e encená-las.
Expectativas de aprendizagem – Língua Portuguesa

Identificar e distinguir os recursos que organizam e estruturam diferentes gêneros de textos, tanto na oralidade quanto na escrita, analisando a organização textual, o contexto de produção e aspectos linguístico-discursivos dos mesmos:  gráfico,  peça de teatro, artigos científicos, reportagem, artigos de opinião.

Opinar com clareza e coerência, oralmente e por escrito, sobre o texto em estudo.
 Posicionar-se com autonomia, escutando com respeito e criticidade, em situações de interação verbal, preservando a coerência na fala.
 Produzir textos considerando o gênero textual em estudo, de acordo com sua função, organização textual e aspectos linguístico-discursivos, pressupondo o enunciador, o interlocutor e os meios de circulação, utilizando também os recursos coesivos da oralidade e da escrita.

Público-alvo:
 Alunos das oitavas séries.

Cronograma

De acordo com os objetivos propostos , sugere-se que o projeto seja implantado a partir do mês de março de 2010, seguindo as atividades listadas na tabela abaixo, com autoavaliação no final do ano letivo.

Recursos financeiros:
 Os custos diretos do projeto são mínimos, sendo a maior parte dos custos, indiretos para os recursos humanos.



Atividade/mês
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
1
Mobilização: Leitura do paradidático: A vida por um fio
X
X








2
Verificação de leitura

x








3
Estudo do gênero: Dramático e gráficos
x
x
x







4
Produção de texto: escrita de peça teatral


x








5
Debate sobre as ideias apresentadas no livro


x
x






6
Sarau


x







7
Estudos dos tipos de drogas (ciências)


x







8
 Pesquisas (ciências)

x








9
Debates sobre tipos de drogas


x







10
Produção de textos
X
X
x







11
Análise de textos(Port. E ciências)



x

x
x



12
Seleção de peças teatrais


x







13
Observações de imagens
(efeito das drogas)

x








14
Filmes (Diário de um adolescente)- Ciências



x






15
Leitura artigos(Projeto Muitos textos...)


x
x

x
x



16
Efeitos no cérebro


x







17
 Teste para os pais:O que vc sabe sobre seu filho?






x



18
 Palestra com psicólogos do SESI










         19
 autoavaliação







x





·         Observação: as letras M, A, M, J, J, A, S, O, N e D referem-se aos meses do ano (março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).

Metodologias:
Partindo da leitura do paradidático: A vida por um fio, como meta de leitura, daremos continuidade, após sua verificação, a fim de que possamos estudar com mais eficiência os tipos de drogas, sua freqüência na sociedade, efeitos, consequências e reflexões necessárias de conscientização, ao não uso das mesmas.
Ressaltando que o livro pode ser um excelente instrumento de trabalho, porém merecem ressalvas quanto à posição do autor diante de suas descrições sobre os efeitos das drogas no organismo,, pois o mesmo é capaz de descrever as sensações prazerosas ao usar-se drogas. E até ensina como fazer o cachimbo do crack. Na verdade,  o autor é realista e realmente a demonstra com são as sensações e prazeres. Cabendo assim, uma atenção especial e intervenção do professor, que através de metodologias e orientações deverá mostrar ao educando, que tais sensações trarão consequências drásticas, clarificando o outro lado da moeda.
Abordando as expectativas de cada disciplina, conforme especificadas e objetivos traçados,  daremos continuidade ao motivo deste projeto e conteúdos necessários ao público alvo envolvido.
Para tal, várias metodologias serão colocadas em práticas, como, pesquisas, leituras, envolvendo o projeto Muitos textos... Reflexões sobre as ações da personagem principal do livro (Dênis),   suas colocações, relatos ao usar as drogas, sensações, mas principalmente, enfocaremos as conseqüências de seus atos, o fato de conseguir um tratamento. O que não é tão fácil assim, na realidade, como pode parecer. Mostraremos REALIDADE X FICÇÂO autoavaliações, escrita e retextualizações.
Também a encenação de uma peça que aborde nossos objetivos, caso encontremos uma voltada aos objetivos essenciais deste projeto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O grupo de professores, autores do projeto, acredita que promover a saúde é a melhor forma de prevenir o uso de drogas na escola. Por meio de palestras, vídeos-fóruns, debates modalidades educativas, os alunos estarão bem informados e capacitados a realizar escolhas conscientes e recusar as drogas.
            Levantando os fatores de risco e estimulando os fatores de proteção, a escola estará mais protegida dos problemas com drogas e poderá realizar intercâmbio escolar, através das redes sociais. Tanto a escola como a família devem ter clareza sobre os limites para o jovem e deve haver cooperação mútua quanto ao cumprimento dos mesmos.
            Dentro do possível, a escola deve capacitar os adolescentes para que eles sejam multiplicadores do conhecimento e possam agir como agentes de mudança e transformação social.
            Com o passar do tempo, acredita-se que o tema prevenção às drogas na escola poderá passar de tema transversal para currículo escolar, sendo obrigatório e não apenas opcional.
Avaliação
 Será diagnóstica inicialmente, formativa de acordo com o atendimento dos objetivos e expectativas de aprendizagem traçadas. Principalmente no que se refere aos objetivos gerais, a conscientização ao não uso de drogas e a comparação entre as  situações  envolvidas, bem como a criticidade  dos educandos diante do tema.


1. A dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, é transportada de um neurônio a outro através de sinapses entre ambos. Depois de atingir a segunda célula cerebral, ela retorna à sinapse e daí à primeira célula, para ser reutilizada. Funciona, portanto, como uma bomba de piscina

2. A cocaína bloqueia os transportadores de dopamina, impedindo sua reciclagem. Com isso, o nível dessa substância cresce, como se o encanamento de retorno da bomba entupisse: acabaria em inundação. Acredita-se que esse aumento produza os “altos” da cocaína. Com o uso repetido, o cérebro torna-se incapaz de processar a dopamina normalmente
3. A sensação de relaxamento provocada pela maconha é devida ao THC (tetraidrocanabinol). Mas, ao lado disso, também traz efeitos colaterais perigosos. Essa substância passa rapidamente da corrente sanguínea ao cérebro e fixa-se aos receptores canabinóides, distribuídos em diversas regiões, incluindo a área responsável pela memória


Leitura da  reportagem especial "Passageiros da Agonia. Discussão
Tipos de drogas – estudos e pesquisas
Debate  em sala de aula, durante o qual será fundamental ouvir os alunos: saber o que eles pensam que é droga, quais as que conhecem, o que acham dos riscos envolvidos. Todos esses elementos podem sugerir uma linha de atuação, apontar o que fazer a partir daí.
Fundamental: modo como se instala a dependência de drogas psicotrópicas. Quando alguém procura o prazer que a droga pode proporcionar, geralmente não imagina que corre o risco de se tornar escravo, sem espaço para mais nada em sua vida. A onipotência típica dos jovens faz pensar sempre que "quando eu quiser eu paro", mesmo se todas as evidências de sua dependência já estiverem mais do que instaladas.

Caminho  Motivador:  a exploração do tema das drogas nas diferentes manifestações artísticas
( teatro e filmes)

Projetos Muitos textos... (Ciências)
Principais Psicotrópicos
A grande quantidade de substâncias consideradas drogas é classificada pelos especialistas em três grupos, conforme sua atuação no sistema nervoso central. Para algumas, o organismo apresenta tolerância: exige doses cada vez maiores para produzir o mesmo efeito.


Depressores do sistema nervoso
- Calmantes e sedativos (barbitúricos), como Optalidon e Fiorinal
- Tranqüilizantes ou ansiolíticos (Dienpax, Valium, Lorax, Lexotan)
- Opiáceos (morfina, heroína, codeína) - derivados da papoula, de cuja planta se extrai o suco que origina o ópio
- Inalantes e solventes (colas, tintas, removedores, esmalte, lança-perfume, cheirinho da Loló)
- Álcool

Estimulantes do sistema nervoso
- Anfetaminas (bolinhas, remédios que tiram o sono ou são usados para emagrecimento, como Perventin, Hipofagin, Moderex)
- Cocaína - alcalóide encontrado nas folhas da coca. A droga consiste num pó branco produzido a partir das folhas da coca
- Cafeína - alcalóide encontrado em algumas plantas (café, mate, guaraná)
- Crack - Merla - oferecidos em pedaços (pedras), são produzidos a partir da pasta da cocaína

Perturbadores do sistema nervoso
- Maconha, haxixe, Skunk - obtidas das folhas das plantas do grupo Cannabis
- Mescalina (peiote) - obtida de um cacto do México
- Ayahuasca (Santo Daime) - bebida preparada a partir de ramos e folhas de um cipó da Amazônia, o caapi
- LSD (ácido lisérgico) - é obtido de certos alcalóides vegetais
- Ecstasy
- Anticolinérgicos (alguns tipos de cogumelos, lírios, trombeteira, zabumba ou saia branca).


Reportagem – Veja: A luta de Fábio
Sem condições de atuar, Fábio Assunção,
um dos mais queridos atores da televisão
brasileira, deixa a novela Negócio da China,
da Globo, para tentar se livrar do vício
em cocaína

SEM GLAMOUR – famosos que não se deram bem ao usar drogas – leitura, reflexão
De atores globais a estrelas do show business internacional, não faltam exemplos de quem afundou nas drogas. Alguns morreram no auge do sucesso. Outros amargam um ostracismo precoce por causa do vício
Elis ReginaA cantora morreu em 1982, aos 36 anos: overdose de cocaína.

O que você sabe sobre seu filho? Teste para os pais
Muitas vezes os pais são os últimos a saber dos problemas dos filhos. Confira se você conhece bem seu filho e está em condições de perceber se ele precisa de ajuda


Não foi possível postar a pesquisa realizada com os pais nem outras atividades por falha no word. Nem os produtos finais Legendários por estarem em vídeos.

Centro Educacional SESI – 364

Relatório  do Projeto Diga não às Drogas

   O Projeto diga Não às Drogas foi desenvolvido no ano letivo de 2010, com os alunos das 8ª séries A e B e  integrou atividades diversificadas, que incentivaram os educandos a desenvolvê-las com entusiasmo e afinco, na busca dos objetivos traçados no Projeto.
   Pudemos dizer que o Projeto foi muito bom, conforme devolutivas dadas pelos alunos, com relação ao seu desenvolvimento e relevância diante da sociedade em que vivemos.
   Entre as atividades ocorridas , aconteceu a interação entre escolas. Ajudando a ampliar os conhecimentos adquiridos.
   Foram apresentados vídeos, textos informativos e de gêneros diversos sobre os efeitos e tipos de drogas.
   A música também se fez presente.
   Vários teatros aconteceram, entre eles, a apresentação de expressões corporais, parodia, transformações de novas histórias. Vídeos de autoestima.
   Enfim, cumprimos as atividades e objetivos traçados ao longo do Projeto.
   E também pudemos contar com o apoio e participação de diversos pais de nosso alunado.
   O fechamento do projeto aconteceu, através do Evento Legendário, ocorrido no mês de novembro, contando com a apreciação de pais de nossos educandos.
   Neste evento reapresentamos parte das atividades efetuadas no decorrer do ano letivo, inclusive referente ao Projeto em destaque, e  na disciplina de Língua Portuguesa, integrando os Projetos interligados com Arte, Geografia e Ciências. Envoltos na retrospectiva dos últimos 4 anos que passamos juntos.

 

Professora responsável pelos Projetos e Relato: Marisa Ap. de Souza Oliveira



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