quarta-feira, 7 de março de 2012

Redescobrindo o Menino Maluquinho


Projeto: Redescobrindo o Menino Maluquinho







Justificativa:      É importante considerar, no ensino que:
-         O conhecimento novo é sempre construído e transformado a partir do conhecimento já existente;
-         As experiências vivenciadas propiciam maior conhecimento de si próprio, dos outros e sobre o assunto tratado.


Assuntos abordados: Obra: Menino Maluquinho- Ziraldo.


Objetivo geral: Propiciar o gosto pela leitura , pesquisa e busca de conhecimentos, bem como relacioná-los com outros fatos e compará-los com o cotidiano.


Objetivos específicos:
                      -     Apreciar a leitura da obra: “O Menino Maluquinho” – Ziraldo e refletir
                            sobre ela;
                      -    Incentivar a compreensão do mesmo através de comentários;
-         Propiciar condições para os educandos conhecerem profundamente a obra e si mesmo através dela.
-         Estimular os sensos críticos, artísticos e físicos;
-         Aperfeiçoar a leitura, corrigir a pronúncia;
-         Possibilitar a reflexão, a discussão, a tomada de posição;
-         Contribuir na socialização, através das atividades;
-         Intertextualizar a obra com outras do mesmo autor e com as obras de Monteiro Lobato, a qual serviu de inspiração a algumas obras de Ziraldo, devido ao fato de seu pai  ser apaixonado pela obra : Narizinho Arrebitado.
-         Incentivar os educandos a ler outras obras e visitar a biblioteca.


Séries Envolvidas: 5ª séries A,C,D,E,F do Ensino Fundamental de 2005.


Estratégias:
-         Leitura , interpretação, entendimento dos textos: Meu amigo mais antigo-
Ziraldo , Narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato, entre outras obras do mesmo escritor.
                                                                             
-         Biografia de Monteiro Lobato.
-         Exposição sobre o autor, seus personagens, fatos relevantes na literatura;
-         Leitura da obra: O Menino Maluquinho, comentários sobre o autor e a obra, estudo do vocabulário;
-         Interpretação da obra lida, através das seguintes questões:

Quem é a personagem principal do livro?
Como o Menino Maluquinho é fisicamente?
E psicologicamente?
Quais são as situações e os problemas que ele enfrenta?
E você ! Quais problemas enfrenta?
Como o Menino Maluquinho soluciona seus problemas?
E você! Como os resolvem?
E que locais as ações desenvolvidas pelo Menino Maluquinho acontecem?
Quem são as demais personagens?
Qual foi o inimigo do Maluquinho, que ele não conseguiu segurar?
Este inimigo o transformou em que?
O que o mundo descobriu a respeito do Menino Maluquinho?
Você ! Considera-se um “Maluquinho”?

Estudo do seis jargões que fazem a sociedade bem envernizada arregalar os olhos e torcer o nariz.

Obs: Jargão: Forma provavelmente popular de “gutur” – “ris”: garganta. Literalmente , significa ruído de garganta. A sociedade culta repelia (repele) o jargão como mensagem considerando-o palavra sem valor, grosseira, mero ruído.

Os alunos interpretam-nos.

“... Tinha os olhos maior do que a barriga.” Entende-se deseja mais. Quer demais. Tem muita vontade de tudo.

Resumindo: Querer insaciável

“...Tinha fogo no rabo.” Entende-se inquieto, ativo, agente, cheio de energia que impulsiona o agir.

“...Tinha vento nos pés.” Entende-se: Rápido, não assentado num espaço.
“...Tinha pernas que davam para abraçar o mundo.” Entende-se: deseja mais do que o comum das pessoas.

OBS: Reforça os jargões anteriores, pois implica em VONTADE + ATUALIDADE + MOBILIDADE+ INCESSANTE acionado a um menino que quer abarcar realidades, dominar o mundo, entendido com ambiência  exterior e mais como espaço onde se pode instaurar a plena humanidade, a plenitude daquilo que faz diferente o humano do não humano.

“...e macaquinhos no sótão.” Entende-se : nivelado a uma natureza animal, reconhecida por sua agilidade, astúcia, agitação, Dom de imitar, insolência ou discrepância do habitual. Reforça a diferença que vem delineando nos outros jargões .Toda diferença é também uma identidade. Ser diferente do outro significa ser igual a si

‘...era um menino impossível.”Na lógica social, este é um menino capeta. Fora dos estatutos , Marginal? Maluquinho. Para o grupo social mais próximo, esse simples diminutivo expressa uma tolerância, uma compreensão desse menino com alguém que é dentro de todo o possível e comemora sua essência capaz, permanece na força de sua natureza, fiel a si, conforme si”.

-         Filme : O Menino maluquinho.
-         Comparação da obra com o filme.
-         Formulação de questões realizada pelos próprios alunos. (Observação de coerência, pontuação...)
-         Competição entre equipes, podendo ser os meninos contra as meninas.
-         Escolha do nome da equipe, líder, vice-líder, nome da competição, prêmio para a equipe vencedora.
-         Elaboração de combinados para execução da competição, com participação das equipes.
-         Exposição de cartaz ressaltando o resultado final da competição e melhores questões formuladas.
-         Colocação das unidades importantes que compõem a obra:
      Maluquinho e suas características;
      Maluquinho para uns e outros;
      Sua turma:
      Maluquinho na escola;
      Seu caderno:
      Maluquinho no lar;
      Maluquinho e seu avô;
      As responsabilidades de Maluquinho;
      Suas travessuras;
      Carinho da mamãe;
      As invenções;
      Momento de alegria;
      Na casa da vovó;
      As muitas namoradas;
      Os tombos;
       Momento de tristes;
      Horas vagas;
      Segredinhos;
      A separação;
      No jogo de futebol;
      O grito da galera;
      O tempo...;
       A transformação;
      A grande descoberta.
-         Confecção de cartaz ilustrativo referente às unidades.
-         Exposição.
-         Produção da obra a Menina Maluquinha;
-         Pesquisas, entrevistas;
-         Organização das equipes que ficarão responsáveis pelas etapas do livro:

Ilustração;
Texto;
Editora;
Editor;
Gráfica;
Revisor.
-         Entrevistas;
-         Preparação da obra;
-         Exposição da obra.
-        
-         Confecção de gibis, em equipe, (Uma aventura com o(a) Menino(a) Maluquinho(a)
-         Entre outras atividades que poderão surgir, como : teatro a ser amadurecidos a ideia com o grupo...Ou reprodução de trechos importantes do filme (A ser resolvido pois envolveria outras disciplinas).
-         Leitura de outras obras literárias de livre escolha, na biblioteca.
-        
                          
Recuros Financeiros e materiais:   Aluguel do filme, materiais escolares diversos, xérox, etc.


Disciplinas: Língua Portuguesa. ( Podendo ser indisciplinar com Educação Artística e Educação Física).


Professora Responsável pelo Projeto ( autoria): Marisa Aparecida de Souza Oliveira



Produto final : Produção de um livro: A menina maluquinha.
Etapas: Pesquisa,, atentando à garota “mais maluquinha da escola”. (linguagem Figurada)
Eleição da garota escolhida por turma , série, a ser decidido com os educandos.
Entrevista com os amigos e a garota eleita, a fim de conhecê-la melhor e poder produzir um livro fiel as características da menina maluquinha.


Avaliação: Será realizada através da observação e da discussão sobre a execução das atividades propostas aos alunos, levando em conta os aspectos:

-         Conhecimento
-         Habilidade
-         Atitude
-         Hábitos
-         Participação
-         Interesse
E principalmente, com a produção do produto final esperado.


Bibliografia:

O Menino Maluquinho de Ziraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário