Projeto: Redescobrindo o Menino Maluquinho
Justificativa: É importante considerar, no ensino que:
- O conhecimento novo é sempre construído e transformado a partir do conhecimento já existente;
- As experiências vivenciadas propiciam maior conhecimento de si próprio, dos outros e sobre o assunto tratado.
Assuntos abordados: Obra: Menino Maluquinho- Ziraldo.
Objetivo geral: Propiciar o gosto pela leitura , pesquisa e busca de conhecimentos, bem como relacioná-los com outros fatos e compará-los com o cotidiano.
Objetivos específicos:
- Apreciar a leitura da obra: “O Menino Maluquinho” – Ziraldo e refletir
sobre ela;
- Incentivar a compreensão do mesmo através de comentários;
- Propiciar condições para os educandos conhecerem profundamente a obra e si mesmo através dela.
- Estimular os sensos críticos, artísticos e físicos;
- Aperfeiçoar a leitura, corrigir a pronúncia;
- Possibilitar a reflexão, a discussão, a tomada de posição;
- Contribuir na socialização, através das atividades;
- Intertextualizar a obra com outras do mesmo autor e com as obras de Monteiro Lobato, a qual serviu de inspiração a algumas obras de Ziraldo, devido ao fato de seu pai ser apaixonado pela obra : Narizinho Arrebitado.
- Incentivar os educandos a ler outras obras e visitar a biblioteca.
Séries Envolvidas: 5ª séries A,C,D,E,F do Ensino Fundamental de 2005.
Estratégias:
- Leitura , interpretação, entendimento dos textos: Meu amigo mais antigo-
Ziraldo , Narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato, entre outras obras do mesmo escritor.
- Biografia de Monteiro Lobato.
- Exposição sobre o autor, seus personagens, fatos relevantes na literatura;
- Leitura da obra: O Menino Maluquinho, comentários sobre o autor e a obra, estudo do vocabulário;
- Interpretação da obra lida, através das seguintes questões:
Quem é a personagem principal do livro?
Como o Menino Maluquinho é fisicamente?
E psicologicamente?
Quais são as situações e os problemas que ele enfrenta?
E você ! Quais problemas enfrenta?
Como o Menino Maluquinho soluciona seus problemas?
E você! Como os resolvem?
E que locais as ações desenvolvidas pelo Menino Maluquinho acontecem?
Quem são as demais personagens?
Qual foi o inimigo do Maluquinho, que ele não conseguiu segurar?
Este inimigo o transformou em que?
O que o mundo descobriu a respeito do Menino Maluquinho?
Você ! Considera-se um “Maluquinho”?
Estudo do seis jargões que fazem a sociedade bem envernizada arregalar os olhos e torcer o nariz.
Obs: Jargão: Forma provavelmente popular de “gutur” – “ris”: garganta. Literalmente , significa ruído de garganta. A sociedade culta repelia (repele) o jargão como mensagem considerando-o palavra sem valor, grosseira, mero ruído.
Os alunos interpretam-nos.
1º “... Tinha os olhos maior do que a barriga.” Entende-se deseja mais. Quer demais. Tem muita vontade de tudo.
Resumindo: Querer insaciável
2º “...Tinha fogo no rabo.” Entende-se inquieto, ativo, agente, cheio de energia que impulsiona o agir.
3º “...Tinha vento nos pés.” Entende-se: Rápido, não assentado num espaço.
4º “...Tinha pernas que davam para abraçar o mundo.” Entende-se: deseja mais do que o comum das pessoas.
OBS: Reforça os jargões anteriores, pois implica em VONTADE + ATUALIDADE + MOBILIDADE+ INCESSANTE acionado a um menino que quer abarcar realidades, dominar o mundo, entendido com ambiência exterior e mais como espaço onde se pode instaurar a plena humanidade, a plenitude daquilo que faz diferente o humano do não humano.
5º “...e macaquinhos no sótão.” Entende-se : nivelado a uma natureza animal, reconhecida por sua agilidade, astúcia, agitação, Dom de imitar, insolência ou discrepância do habitual. Reforça a diferença que vem delineando nos outros jargões .Toda diferença é também uma identidade. Ser diferente do outro significa ser igual a si
6º ‘...era um menino impossível.”Na lógica social, este é um menino capeta. Fora dos estatutos , Marginal? Maluquinho. Para o grupo social mais próximo, esse simples diminutivo expressa uma tolerância, uma compreensão desse menino com alguém que é dentro de todo o possível e comemora sua essência capaz, permanece na força de sua natureza, fiel a si, conforme si”.
- Filme : O Menino maluquinho.
- Comparação da obra com o filme.
- Formulação de questões realizada pelos próprios alunos. (Observação de coerência, pontuação...)
- Competição entre equipes, podendo ser os meninos contra as meninas.
- Escolha do nome da equipe, líder, vice-líder, nome da competição, prêmio para a equipe vencedora.
- Elaboração de combinados para execução da competição, com participação das equipes.
- Exposição de cartaz ressaltando o resultado final da competição e melhores questões formuladas.
- Colocação das unidades importantes que compõem a obra:
Maluquinho e suas características;
Maluquinho para uns e outros;
Sua turma:
Maluquinho na escola;
Seu caderno:
Maluquinho no lar;
Maluquinho e seu avô;
As responsabilidades de Maluquinho;
Suas travessuras;
Carinho da mamãe;
As invenções;
Momento de alegria;
Na casa da vovó;
As muitas namoradas;
Os tombos;
Momento de tristes;
Horas vagas;
Segredinhos;
A separação;
No jogo de futebol;
O grito da galera;
O tempo...;
A transformação;
A grande descoberta.
- Confecção de cartaz ilustrativo referente às unidades.
- Exposição.
- Produção da obra a Menina Maluquinha;
- Pesquisas, entrevistas;
- Organização das equipes que ficarão responsáveis pelas etapas do livro:
Ilustração;
Texto;
Editora;
Editor;
Gráfica;
Revisor.
- Entrevistas;
- Preparação da obra;
- Exposição da obra.
-
- Confecção de gibis, em equipe, (Uma aventura com o(a) Menino(a) Maluquinho(a)
- Entre outras atividades que poderão surgir, como : teatro a ser amadurecidos a ideia com o grupo...Ou reprodução de trechos importantes do filme (A ser resolvido pois envolveria outras disciplinas).
- Leitura de outras obras literárias de livre escolha, na biblioteca.
-
Recuros Financeiros e materiais: Aluguel do filme, materiais escolares diversos, xérox, etc.
Disciplinas: Língua Portuguesa. ( Podendo ser indisciplinar com Educação Artística e Educação Física).
Professora Responsável pelo Projeto ( autoria): Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Produto final : Produção de um livro: A menina maluquinha.
Etapas: Pesquisa,, atentando à garota “mais maluquinha da escola”. (linguagem Figurada)
Eleição da garota escolhida por turma , série, a ser decidido com os educandos.
Entrevista com os amigos e a garota eleita, a fim de conhecê-la melhor e poder produzir um livro fiel as características da menina maluquinha.
Avaliação: Será realizada através da observação e da discussão sobre a execução das atividades propostas aos alunos, levando em conta os aspectos:
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Hábitos
- Participação
- Interesse
E principalmente, com a produção do produto final esperado.
Bibliografia:
O Menino Maluquinho de Ziraldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário