Ortografia: O que é? Pra que serve? Por que ensiná-la? MORAIS, Arthur Gomes de
Hoje os mestres perguntam: É importante ensinar ortografia?
Devo corrigir os textos dos meus alunos?
Desconto nota?
Como ensinar sem recorrer aos exercícios tradicionais?
É preciso que a língua ensinada na escola tenha propósitos e características semelhantes ao que adotamos quando lemos e escrevemos fora da escola.
Assim, é preciso ensinar ortografia sem abrir mão da leitura e produção de textos.
É preciso esquecer as discriminações que somente inibem ao escrever, devido ao “medo de errar”
A ortografia tem como objetivo ajudar na comunicação escrita.
Ao falar usamos a pronúncia de acordo com nossos grupos sócio-culturais, então é possível pronúncia diferente. Mas ao escrever, temos que seguir um único padrão de ortografia para facilitar a mensagem transmitida.
O conhecimento ortográfico é algo que a criança não pode descobrir sozinha sem ajuda. Cabe a escola mostrar esse caminho.
O sistema alfabético é composto por mesmo som e grafias com mais de uma letra (seguro, cigarro,auxílio), além de outros.
Conclusão: Para ensinar ortografia é preciso levar em conta as peculiaridades de cada dificuldade ortográfica.
O erro pode revelar diferentes níveis de conhecimento.
O aluno pode:
Não ter consciência de que errou
Ter dúvida se grafou corretamente
Tenha alcançado e consiga detectar os erros que cometeu
Para conseguir que as crianças se interessem em escrever corretamente, precisamos desenvolver no cotidiano escolar atitudes de curiosidade à língua escrita.
Professor: É preciso pensar em um novo tipo de ensino; que trate a ortografia comoobjrto de reflexão no trabalho de reescrita e produção de texto.
Classes de erros
- erros por transcrição de fala – furmiga, vassora
- erros por supercorreção – percebe que é vassoura e escreve professoura
- erros por desconsiderar regras contextuais, como uso do m antes do p e do b.
- erros por ausência de nasalização – banana, banana
- erros ligados à origem da palavra – ex. uso do x com som de z, o uso do g e do j, diante de e ou i...
* Esses são mais difíceis envolvem memorização quanto análise.
-erros por troca de letras
- erros nas sílabas de estrutura completa – urso, uso, mia, minha
Conclusões
É importante que a ortografia seja ensinada tendo em mente que a criança adquire um sistema de escrita e não simplesmente aprende a escrever as palavras que copia na escola.
A leitura é essencial para o conhecimento da escrita.
Segredo é preciso levar a criança a ler.
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