quarta-feira, 7 de março de 2012

PROJETO: Viagem pela leitura

PROJETO: Viagem pela leitura

    Este projeto tem como objetivo contribuir na formação de leitores, desenvolvendo habilidades relacionadas à prática de leitura. Não à leitura codificada, mas a leitura de mundo, através de suas diversas formas de interpretar uma única mensagem compreendendo-a em contextos tanto denotativo como conotativo  e assim, através de metáforas.
    Isso tudo poderá ser atingido com a ação da escola. Não com uma posição de concorrente com os diversos meios educativos mas, sim, de  integradora das experiências a que é submetida a criança.
    Para isso o trabalho com diferentes gêneros de texto faz-se primordial.

    Cabendo, antes de tudo, a necessidade de cada professor repensar as práticas de leitura que já desenvolve com os alunos e outras que possam ser desenvolvidas, ampliando a formação do aluno-leitor, lembrando-se de que não se trata de qualquer atividade que envolva leitura, mas de um trabalho sistemático articulado às expectativas de ensino e aprendizagem que estão sendo trabalhadas e ao entendimento desta leitura. Não vale simplesmente o ler por ler, mas sim o ler com prazer e como meio para se conquistar o universo leitor.
   

OBJETIVOS GERAIS

         
  - Contribuir com a escola no processo de melhoria das aprendizagens dos alunos por meio do desenvolvimento da leitura;
  -  Promover a reflexão sobre o compromisso de todos na formação do aluno-leitor, independente da série e área de conhecimento.
  -  Estabelecer que a leitura não é um ato puramente individual. É uma prática social e assim sendo, não ocorre apenas no instante da prática, propriamente dita.
  -  Investir ainda na leitura pode representa um grande passo para que as escolas recuperem sua força de atuação; para isso é preciso posicionar-se diante do aluno que se quer formar: um aluno capaz de ler, compreender, buscar e posicionar-se diante das informações contidas nos diversos textos que compõem o mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


    -Reconhecer e distinguir os diferentes gêneros de textos; bem como adequá-los e aplicá-los a cada situação;
    -Enriquecer o vocabulário e aprimorar a arguição oral;
    -Facilitar a compreensão, escrita entre a interpretação, coerência e coesão ao produzir textos;
    -Estimular a discussão e a possibilidade de discutir sobre o que se lê;
    -Estabelecer a relação da escrita com a linguagem oral, bem como, entre realidade e as histórias lidas;
    -Comparar épocas e evoluções ocorridas;
    -Intensificar a relação existente entre leitura e escrita.
    - Estar a par dos acontecimentos que circulam pelo mundo.


CONTEÚDOS


    Diversos textos verbais e não verbais, como:
    -Contos;
    -Poesias;
    -Lendas;
    -Mitos;
    -Fábulas;
    -Biografias;
    -Textos informativos;
    -Músicas;
    -Propaganda;
    -Crônicas;
    -História em quadrinhos;
    -Piadas;
    -Figuras e ilustrações;
*Ressalto a importância do contato do professor com os textos selecionados, a fim de que possa conhecer o assunto, a ideia central de cada texto, intencionalidade do autor. Assim poderá nortear a leitura ao propósito traçado. Tornando-a prazerosa e instrumento de conhecimento.
O professor tem o poder de sedução e quando é capaz de mostrar tal habilidade, conquista os educandos, e estes se tornam discípulos deste professor sedutor. E assim a tendência é cada vez mais uns trabalhos gratificantes, cheios de surpresas a cada dia.

METODOLOGIA


   A leitura pode acontecer na sala de aula de duas maneiras: quando o professor lê em voz alta para os alunos ou quando solicitam que leiam sozinhos ou em voz alta. Quando o professor lê para os alunos, leitura compartilhada. Para que seja um bom momento é preciso atentar-se para alguns aspectos, por exemplo:
·         Demonstre que a qualidade do texto é o que motivou a sua escolha como algo que vale a pena ser lido: interessante, instigante, emocionante...
·         Demonstre aos alunos seu interesse pelo texto mostrando-se entusiasmo, relendo, certos trechos, como passagem mais surpreendente da história, a parte mais complexa do texto, a questão central de uma notícia, entre outras possibilidades. Procure também comunicar aos alunos onde e como encontrou o texto.
·         Opine sobre o que leu, coloque seus pontos de vista aos alunos e convide-os sempre a fazer o mesmo – quer dizer, aja como qualquer leitor “de verdade”.
·         Ajude os alunos a descobrirem o significado do texto a partir do contexto, ao invés de ficar explicando a toda hora as palavras desconhecidas.
·         Se for um jornal, faça referência à seção na qual o texto aparece; se for carta, diga como chegou em suas mãos e a quem está dirigida, se for um livro, faça inferências sobre a capa, autor, editora...,etc.
·         Ofereça informações complementares sobre o tema tratado na leitura.
·         Diariamente com a atividade de olho na notícia, que será trazida diariamente por um aluno da turma, sendo cada dia um responsável pela notícia.


   Baseio na seguinte estratégia para uma boa leitura. Por isso a divido em três momentos: antes, durante e depois.



ANTES DA LEITURA

     Observando um livro, numa rápida leitura inspecional, podemos antecipar algumas das informações que iremos encontrar no texto:
   
    -Observar indicadores como título, capa , ilustração,  sumário, autor, ilustrador, gênero etc. Por exemplo: se for uma notícia de jornal, mostrar o jornal como  portador da notícia, a data, o caderno onde a notícia se encontra; se for um texto informativo de uma revista, mostrar a revista, a data em que foi publicado, o autor do texto, etc; se for uma história, indicar de onde  foi retirado, o autor e assim por diante.
    -Estimular os alunos a  aplicarem os conteúdos que esperam encontrar no texto a partir dos indicadores levantados.

DURANTE A LEITURA


    Durante a leitura, o professor como leitor mais experiente deve oportunizar algumas dicas importantes para os alunos compreenderem o texto:

    -Questioná-los sobre o assunto central abordado pelo autor;
    -Deixar que os alunos leiam silenciosamente até determinado trecho e abrir uma discussão sobre o que estão entendendo até determinada parte, regulando desta forma a compreensão do texto;
     -Ler trechos em voz alta para os alunos, cuidado da entonação, da fluência demostrando ser bom modelo de leitor.

DEPOIS DA LEITURA

   
    -Pode-se ou não...emocionar-se com um texto; não gostar do livro ou do texto, concordar com os valores abordados pelo autor.
  
 -Para uma melhor compreensão da obra utilizamos para isso, de uma roda de conversa sobre o texto, livro discutindo sobre os valores e as crenças, refletindo a respeito deles.

Estratégias sugeridas


    - Leitura inspecional;
    - Destaque da ideia central;
    - Leitura  silenciosa;
    - Discussão sobre trechos lidos;
    - Compreensão do texto;
    - Leitura em voz alta;
    - Problematização;
    - Roda de conversa;
    - Roda de leitura;
    - Pesquisa para aprofundamento dos temas ;
    - Análises de parágrafos;
    - Produção escrita;
    - Produção criativa artística;
    - Dinâmica em grupo;
    - Dramatização;
- Áudio
    - Visita à biblioteca;
    - Trabalho com sons e gestos;
    - Ilustrações;
    - Leitura em capítulos:
- Leitura por antecipação

RECURSOS MATERIAIS


    Xérox, paradidáticos, jornais, revistas, imagens, cds., enfim diversos meios de comunicação.


Professora responsável pelo projeto:


 Autoria:Marisa Aparecida de Souza Oliveira
Público alvo: Educandos do Ensino Fundamental II



Avaliação

    Será quanto ao desempenho do educando e alcance de parte dos objetivos traçados em curto prazo como ao perceber que  as principais dificuldades pela falta de leitura começam a ser superada.

Conclusão


    Espera-se, que a partir, de uma nova compreensão da leitura na escola possa promover a vontade de ler entre todos para que possam entender que ler é uma necessidade do ser humano. Bem como o interesse em estar informados sobre as notícias que circulam o mundo.
    Através da semente plantada, germinará e  futuramente veremos os frutos dessa ação.


Referências Bibliográficas

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SESI-SP – Movimento do Aprender- vol. Muitos Textos, 2011.

Kaufman, A . M.; RODRIGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.







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